Procrastinar: há pessoas que nem sabem o que isto é, há outras que não conhecem outra coisa.
O hábito de deixar as coisas sempre para mais tarde ou para amanhã é viciante e perigoso, podendo prejudicar vários aspetos da vida pessoal e profissional das pessoas.
Saiba como escapar.
Infelizmente, já todos passamos pelo mesmo: quem é que quer trabalhar mais um bocadinho quando se tem vontade é de dormir? E ir à Loja do Cidadão, sabendo que vai levar horas?
Procrastinar, ou deixar para mais tarde o que se pode fazer agora, é um hábito (e um perigo) comum.
A revista Time reuniu algumas dicas que o podem ajudar a nunca deixar para depois as tarefas que deve fazer agora.
Faça planos específicos. Só o facto de marcar uma data e uma hora para fazer uma coisa, já é uma grande ajuda. Pode até anotar aquilo que precisa fazer passo a passo.
Comece com pequenos intervalos de esforço. Concentre-se naquilo que precisa de fazer pelo menos por cinco minutos, até pode olhar para o relógio. Vai acabar por se aperceber que não custa assim tanto, o que custa é começar.
Não se culpabilize demais se deixar alguma coisa para mais tarde, vai ajudá-lo a tornar-se mais produtivo. O sentimento negativo de culpa não ajuda em nada; para a próxima faz melhor.
Deixe-se de ideias: não vai trabalhar melhor se o fizer mais tarde e não vai ter mais tempo na próxima semana. Isto são enganos. Na verdade, deixar as coisas por fazer é só estúpido.
Recompense-se a si mesmo quando fizer algo que não tinha vontade nenhuma de fazer. Vai ver que é um motivador muito poderoso.
Depois de por este post, penso que já vais deixar para amanhã o que podes fazer hoje!
António Estêvão
Sem comentários:
Enviar um comentário