segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A CASA DA FLORESTA - A minha leitura de verão


"Dentro dos muros da Casa da Floresta, numa remota região da Bretanha, um círculo secreto de sacerdotisas Druídas preserva os antigos rituais de aprendizagem, cura e magia contra o Império Romano.
Na sua vizinhança, a jovem Eilan, nascida numa família impregnada pelos conhecimentos dos Druídas, amadurece em direcção à sua plena condição de mulher e ao florescimento duma força interior com a qual dificilmente se atreve a sonhar. Ouve,já, o chamamento da Grande Deusa - e será ela a cerimonialmente escolhida como a nova grã-sacerdotisa. Mas antes, Eilan ouve outra voz - a do seu amor pelo jovem romano Gaius Macellius, cuja missão é submeter a sua terra nativa e todos os seus costumes. A guerra devasta o íntimo de Eilan, que tem de renunciar ao seu amado em favor do seu destino sagrado, espelha a turbulência da sua época...e será apenas ela a poder encontrar o caminho para fora da encruzilhada na qual a sua fé a colocou."

Um livro da famosa escritora Marion Zimmer Bradley, 
conhecida pelas publicações de "As Brumas de Avalon", uma novela feita a partir do ponto de vista das mulheres na lenda do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda.


Editado pela editora Difel.

É o que neste momento estou a ler nas minhas férias, um livro de 544 páginas, mas que se lê muito bem. Para quem gosta de livros de época, com magias, mas também romance, é uma boa leitura que eu sugiro!

António Estêvão

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Facebook contra-ataca. Google+ estreia-se nos jogos com Angry Birds.

O Google+ passou esta semana a permitir aos utilizadores que joguem online através da rede social, fazendo uma entrada em força no "negócio" ao anunciar uma parceria com a Zynga (criadora do famoso Farmville) e a disponibilização do Angry Birds, um fenómeno de popularidade em plataformas móveis.

Para já, ficam disponíveis 16 títulos para a rede social da Google, uma oferta que será alargada de forma progressiva, adianta a empresa, e à qual os membros do serviço podem aceder através de uma área independente criada para o efeito, para que os utilizadores que não estão interessados na funcionalidade não a encarem como intrusiva.

Assim, passa a existir um botão para aceder aos jogos na barra do Google+, que direciona um utilizador autenticado para a secção onde pode jogar, aceder ao catálogo de jogos disponíveis, ficar a saber quais os que são jogados pelos seus contactos, ver as suas atualizações e partilhar desempenhos.

A possibilidade ficará disponível, de forma gradual, para todos os membros da rede social, avança a gigante das pesquisas na mensagem publicada no blog oficial do serviço. A novidade anunciada no início desta semana já mereceu resposta do Facebook.

A rede social publicou hoje uma mensagem online anunciando uma remodelação da plataforma dedicada aos jogos, que ganha novas funcionalidades e aparência. Um separador dedicado apenas às atualizações dos amigos relativas a jogos e mais espaço no ecrã para jogar - para uma experiência "mais imersiva" -, são algumas das modificações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: Sapo TEK: http://tek.sapo.pt/noticias/internet/google_estreia_se_nos_jogos_com_angry_birds_f_1176930.html 



sábado, 6 de agosto de 2011

30 mil jornais gratuitos explicam TDT nas praias

A Anacom vai distribuir 30 mil jornais sobre a Televisão Digital Terrestre nas praias algarvias e da Nazaré. A distribuição vai ter lugar entre 5 e 17 de Agosto, de acordo com uma nota hoje divulgada pelo regulador das comunicações eletrónicas.

Serão visadas pela iniciativa 10 praias no sul do país e nos concelhos da Nazaré e Alcobaça. De sublinhar que a Nazaré é a próxima zona do país a desligar a TV analógica, depois de Alenquer e de Agualva-Cacém. O switch-off está marcado para 13 de Outubro e afetará não apenas o concelho da Nazaré, como também algumas freguesias de Alcobaça.

A distribuição gratuita de jornais terá lugar amanhã e no dia 17 de Agosto. As praias visadas são São Martinho do Porto, Nazaré, Praia da Falca e Praia do Norte. No Algarve serão abrangidas as praias de Olhão, Quarteira, Montegordo, Armação de Pêra, a praia da Rocha em Portimão e a praia dos Pescadores em Albufeira.

O jornal inclui informação detalhada sobre o processo de migração para a TDT, como o calendário definido, equipamentos necessários, preços e apoios disponíveis, garante a Anacom, que já tinha assegurado uma distribuição nacional do jornal da TDT.

A televisão digital terrestre substitui em definitivo o sinal analógico de televisão a partir de 26 de abril de 2012, data definida para extensão da migração ao resto do país. Antes disso entram em exclusivo na era digital toda a região litoral (janeiro 2012) e as ilhas (22 de março).

Ontem a Deco divulgava um estudo onde demonstrava preocupação relativamente à falta de informação sobre o processo de migração, junto dos interlocutores que têm mais contacto com as populações potencialmente abrangidas (populações que não utilizam serviços de TV pagos).


Fonte: Sapo TEK:http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/30_mil_jornais_gratuitos_explicam_tdt_nas_pra_1174427.html


TDT - Falta de informação sobre TDT é preocupante diz a Deco


A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a Deco, divulgou os resultados de um estudo realizado ao longo de um mês em 439 locais, entre lojas PT, lojas de eletrónica e eletrodomésticos, instaladores de antenas, câmaras municipais, juntas de freguesia e lojas de operadores de televisão paga. As conclusões apontam para uma situação "preocupante", nas palavras da associação.

"Mais do que deliberações, os consumidores exigem mais informação, ação e penalizações, se os problemas não forem corrigidos", defende a Deco no artigo que divulga o estudo, publicado na revista Proteste.

Das 45 lojas PT (BlueStore) - responsável pela implementação da TDT - visitadas pela Deco no âmbito da pesquisa, apenas 11 prestaram todos os esclarecimentos corretos e necessários sobre o processo de migração para a TDT, no que se refere à preparação de televisores e às exigências das antenas. Um número ainda menor de lojas, cinco, conseguiu prestar informação correta relativamente às comparticipações disponíveis para determinados grupos de consumidores.

Já no que se refere a informação sobre a alternativa de satélite que assegurará serviço de TV nas zonas onde o sinal da televisão digital terrestre é fraco, só três lojas conseguiram indicar corretamente esta possibilidade alternativa. No entanto, não souberam prestar informação sobre os preços e os equipamentos que terão de ser vendidos pela própria PT.

Nas câmaras municipais e juntas de freguesias o cenário não é melhor. Das 96 visitadas, 86 desconheciam que a Anacom as indicou como interlocutores para explicações sobre apoios à compra de descodificadores. Apenas uma autarquia se mostrou informada relativamente ao assunto, conseguindo prestar toda a informação solicitada.


Já as lojas de eletrónica e eletrodomésticos - foram contactadas 108 - estão na maioria bem preparadas para prestar informação sobre o processo de migração para a TDT, embora mais de um terço tenha informado mal relativamente a televisores compatíveis ou antenas exteriores.

Os interlocutores que se mostraram melhor preparados para informar o consumidor foram os instaladores (a Deco contactou com 37 no âmbito do estudo). Também a linha telefónica e o site criado pela PT para esclarecer os consumidores (uma imposição da licença) se revelaram um bom meio de informação sobre o tema.

A televisão analógica "apaga-se" no próximo ano em todo o país e na União Europeia. Toma o seu lugar a televisão digital terrestre, que até final deste ano já será a única opção em sinal aberto nas três localidades do país escolhidas para um piloto: Alenquer, Agualva-Cacém e Nazaré. No entanto, mais de 90 por cento do país tem já hoje acesso à TDT e pode usá-la desde que tenha um televisor compatível, ou adaptado à tecnologia (com um descodificador). Os utilizadores de serviços pagos de TV não são afetados pela mudança.

Fonte: Sapo TEK:http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/falta_de_informacao_sobre_tdt_e_preocupante_d_1173898.html


Chamadas telefónicas no Gmail chegam a Portugal


Os utilizadores do Gmail em Portugal que recorram ao correio eletrónico baseado na Web nos próximos dias serão surpreendidos pelo novo botão "ligar para telefone", colocado no topo da lista de contactos do chat integrado no serviço.

A novidade faz parte do alargamento a 150 países da funcionalidade lançada nos EUA o ano passado, que permite aos clientes do serviço de email da Google fazerem chamadas para números de telefone fixos e móveis, em todo o mundo, a preços que, segundo a empresa, ficam abaixo dos praticados pelas operadoras.

A possibilidade foi anunciada ao final do dia de ontem, numa mensagem oficial publicada no blog da Google, começando entretanto a ficar disponível nas caixas de correio dos utilizadores, que recebem um alerta, sendo convidados a experimentar o serviço.

As tarifas propostas para as chamadas para Portugal são de 0,02 euros para números fixos e 0,11 euros para móveis, por minuto, às quais deve ser somada a taxa de IVA aplicada no país - que neste caso é de 23%. Os preços aplicáveis a cada destino podem ser consultados no online, em várias unidades monetárias.
Para fazer chamadas a partir do Gmail é necessário comprar primeiro um crédito, no qual serão depois debitados os montantes gastos. Na mensagem oficial, a Google esclarece que os clientes só pagam o tempo que efetivamente falam, não sendo cobradas taxas de ligação.

Para usar a nova ferramenta será também necessário instalar o plug-in para comunicações de vídeo e voz (no caso dos utilizadores que ainda não o tivessem feito para utilizar as chamadas de vídeo).


Fonte: Sapo TEK:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/chamadas_telefonicas_no_gmail_chegam_a_portug_1173969.html

Mozilla mostra novo interface para Firefox


O Firefox pode ganhar, em breve, alterações expressivas no interface do utilizador. Pelo menos a julgar pelas imagens divulgadas esta semana por um dos designers responsáveis pelo desenvolvimento do browser da Mozilla.

Por enquanto as propostas - apresentadas por Stephen Horlander numa reunião interna da Mozilla e depois partilhadas online- ainda não passam de imagens de conceito, mas a recetividade a algumas das ideias pode vir a determinar a sua adoção em futuras versões do navegador.

A reunião, que segundo Stephen Horlander teve como objetivo discutir as propostas e "explorar diferentes direções no que respeita ao design" do browser, teve lugar a semana passada, pelo que os projetos mostrados se encontram ainda numa fase muito inicial e algumas das ideias podem nunca chegar a ser usadas, realça.

Entre as mudanças propostas, saltam à vista diferenças como a extinção da barra de pesquisas (com a funcionalidade a ser, provavelmente, assegurada pela barra de endereços URL), a possibilidade de recorrer à navegação na Web em modo de ecrã completo - fundindo uma versão reduzida da barra de endereços e os separadores abertos numa só barra, para deixar mais espaço à visualização dos conteúdos.

As molduras dos separadores aparecem com os cantos arredondados, mas apenas nas janelas ativas. Os inativos apresentam-se com molduras pouco definidas, ajudando a identificar quais as janelas que o utilizador estava a usar.

Outras das mudanças incluem um novo menu de funcionalidades, com botões para tarefas comuns - como cortar, copiar, colar, abrir um novo separador - e ícones para extensões de novas aplicações. O TechCrunch, antecipa ainda que o aspeto escolhido leva a crer que o menu foi concebido para ser touch friendly.

Fonte: Sapo TEK: http://tek.sapo.pt/multimedia/mozilla_mostra_novo_interface_para_firefox_1173558.html