Dia dos Namorados, São Valentim e a Internet
O Dia dos Namorados, em alguns países conhecido como Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, namorados e em alguns lugares até com amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons e mensagens de amor.
Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro".
Trata-se de uma das ocasiões do calendário nas quais se celebra o amor e o romance, e alguns acreditam que a versão moderna da celebração é um produto comercial com interesses em ganhos comerciais.
Então o que realmente sabemos da data mais romântica do calendário?
Origens pré-cristãs
O dia de São Valentim é uma tradição antiga que teria se originado em um festival romano de três dias chamado Lupercalia.
O festival celebrava a fertilidade e ocorria no meio de fevereiro. Seu objetivo era marcar o início oficial da primavera.
Nos séculos seguintes a Igreja decidiu erradicar celebrações pagãs e por isso transformou o evento em uma festa cristã, em homenagem a São Valentim.
O primeiro dia oficial de São Valentim foi declarado em 14 de fevereiro do ano de 496, pelo papa Gelasius, em homenagem a um mártir que tinha esse nome.
Casamentos
A história conta que o imperador Claudius baniu os casamentos por acreditar que homens casados se tornavam soldados de má qualidade.
Valentim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele quebrou a lei e organizou casamentos em segredo.
Quando Claudius descobriu, Valentim foi preso e sentenciado à morte.
Na prisão, ele se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: "do seu Valentim" – o que originou a prática moderna de enviar cartões para a pessoa amada.
Popularidadee comercialização
Apesar dos cristãos antigos terem começado a celebrar o dia de São Valentim, apenas ao longo da Idade Média e dos períodos posteriores a celebração começou a ser associada com amor romântico e troca de presentes.
O costume de trocar cartões de papel com a pessoa amada já havia sido estabelecido na Idade Média, mas apenas se tornou um grande negócio depois da revolução industrial, que tornou possível a produção em massa de cartões.
Hoje a data gera grandes negócios no mundo inteiro.
Assim, a data reúne elementos religiosos, românticos e comerciais.
Das mensagens de cartões, nos finais do século XX surgiram as tecnologias para mandar as mensagens, as muito populares sms por telemóvel e as mensagens via internet.
Na Internet há vários sites de encontros amorosos para encontrar namoro, onde se trocam mensagens até se encontrar o par ideal.
Depois havia o messenger da e outros tantos chats onde se mete conversa.
E como dizia uma pessoa famosa na televisão “fui tão feliz em…” e eu digo fui tão feliz na internet, pois foi através de uma conversa de chat que conheci minha mulher com quem estou casado…a vida tem destas coisas e a internet traz-nos muitas oportunidades, é só preciso usa-la com um determinado objetivo e consegui-lo e eu consegui!
Usa a internet para os teus objetivos! Para namorar, para comprar, para vender, para negócios e para divulgar coisas que escreves!
Feliz dia dos Namorados!