domingo, 13 de março de 2011

iPad 2 já está à venda e deverá "bater recordes"

O iPad 2 acaba de ficar disponível para compras efectuadas através da loja virtual da Apple para os EUA, chegando mais logo às lojas físicas, uma entrada em cena que deverá superar as 500 mil unidades vendidas em dois dias.

A previsão é de um analista citado pela Bloomberg, que aponta para os 600 mil iPads de segunda geração. Brian Marshall, que trabalha para a Gleacher & Co. e acompanha o mercado de TI há mais de 20 anos, defende que a fabricante tem uma liderança destacada da fabricante no segmento e afirma que "a concorrência vai ter de perseguir a Apple por muitos anos ainda".

O especialista acredita que deverá ser batido o recorde conseguido com o lançamento do iPad 1, que vendeu 300 mil unidades em 24 horas e se sagrou o equipamento que mais receitas gerou em menos tempo (em unidades o recorde pertence ao Kinect).

Ipad 2

A contar com a habitual afluência às lojas motivada pelos lançamentos dos seus produtos, a Apple já anunciou que as suas 236 lojas que vão distribuir o novo iPad a partir das 17h00 (22h00 de Lisboa) serão encerradas duas horas antes para preparação do "evento" e reabertas à hora certa.

Para além dos estabelecimentos da marca, o dispositivo será comercializado em mais 10 mil pontos de venda da AT&T, Verizon, Wal-Mart, Best Buy e Target Corp.

Ipad 2

Os preços e características são os avançados aquando da apresentação, com valores a partir dos 499 dólares, para a versão de 16 GB, apenas sem ligação 3G.

A Portugal o dispositivo chega a 25 de Março.


Ipad 2

TeK Sapo

 Fonte: TeK > Notícias > Computadores

Ferramentas para calcular o IRS

Está em marcha a primeira fase de entrega das declarações anuais de impostos. No início do mês começaram as entregas em papel. No próximo mês avança a entrega online, também para os contribuintes da primeira fase.

A entrega das declarações para os contribuintes da segunda fase arranca em Abril, para quem pretenda usar a via tradicional, em papel, e em Maio para quem escolhe o suporte online. Numa e noutra fase, os contribuintes que optem pela versão online têm a garantia de recebimento antecipado da liquidação (se houver lugar a reembolso). Tal como aconteceu no ano passado, nos 30 dias a seguir à entrega da declaração.

Introduzida no ano passado, a medida ajudou a aumentar o número de contribuintes que usam o canal online para cumprir esta obrigação fiscal e a opção passou a ser usada por 80 por cento dos contribuintes.

Quem escolhe esta modalidade tem à disposição o simulador da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, na sua área pessoal (acessível através de senha) do Portal das Finanças, que permite preencher dados - contando com o sistema de pré-preenchimento de alguma da informação já na posse dos serviços públicos - e conferir desde logo valores a pagar, ou a receber.

No entanto, há mais ferramentas disponíveis para quem quer conhecer antecipadamente as contas que tem a acertar com o Estado. Passamos algumas delas em revista e pedimos mais sugestões, a quem as tenha e veja nelas uma boa alternativa ao simulador das Finanças.

Começamos pelo Modelo 3 que pretende ser uma ferramenta de apoio à gestão das finanças para lá do fim do ano fiscal dos contribuintes. Para usar a ferramenta, que não exige a instalação de software, deve começar por juntar todas as facturas que entram nas contas (um procedimento que vale, claro, para qualquer ferramenta). À medida que vai fazendo a introdução de itens no sistema deve escolher as opções rendimento ou dedução, clicando em botões específicos na aplicação para rendimento ou dedução.

Enquanto a declaração vai sendo preenchida, o utilizador vai sendo informado de quanto tem a receber ou a pagar e dos limites de deduções aplicáveis, facilitando a compreensão dos limites existentes para cada categoria.

Quando o preenchimento estiver terminado é gerado um ficheiro que o utilizador deve submeter no Portal das Finanças e que só será aceite se os dados introduzidos forem iguais àqueles que os serviços já tenham na sua posse.

Modelo 3

Com uma lógica idêntica está também disponível o IRX. Esta nova ferramenta, disponível para diversas versões Windows, incluindo Windows 7, promete uma forma rápida e simples de importar, calcular, simular, analisar, comparar e entregar a declaração anual de impostos.

A organização da plataforma em três únicas secções: informação do agregado, rendimentos e despesas visa facilitar a apresentação e visualização de dados, evitando que o utilizador tenha de saltar de anexo em anexo e tenha acesso, numa mesma tabela, a todos os rendimentos listados.

Quem optar pelo IRX terá acesso ao preenchimento automático de alguma informação, relativa a dados de acesso público - alojados na base de dados IRX ou puxados através de webservices. Pode também sincronizar com a aplicação das finanças para importar os dados pré-preenchidos que teria à disposição se usasse a ferramenta disponibilizada pelo Estado. Para activar esta função terá de fornecer os dados de acesso ao Portal das Finanças (NIF e password) - uma opção que fica por sua conta e risco...

A entrega da declaração preenchida, com rendimentos e deduções calculadas com o apoio da ferramenta, pode ser feita online ou em papel, com a impressão da informação reunida nos modelos oficiais.

O IRX está disponível em licenças para um agregado familiar; 30 a 500 agregados familiares (profissional) ou para um número ilimitado de agregados (empresarial).

Para ter acesso a uma licença de agregado familiar gratuita há várias possibilidades: tornar-se fã do IRX no Facebook; ser assinante do jornal Informador Fiscal ou enviando um email para os contactos do site pedindo uma licença.

IRX

No blog de finanças "Pedro e o blog" também volta este ano a existir uma ferramenta de acesso gratuito que pode ajudar. Francisco Mesquita é o autor desta ferramenta, mais simples e menos abrangente que os exemplos anteriores, mas que pode ser igualmente útil para fazer algumas contas.

Explica-se no blog que a ferramenta dirige-se aos contribuintes com rendimentos da categoria A, H e J. Ou seja, aos trabalhadores dependentes, beneficiários de pensões ou de rendimentos obtidos no estrangeiro e não residentes.

No domínio das ferramentas de acesso pago também há opções a considerar se pretende passar a ter uma visão mais esquematizada das despesas e receitas que ao longo do ano vai acumulando e que têm impacto nas contas a ajustar com o Estado, quando chega a altura de apresentar a declaração de IRS.

O IRSCalc da Jurinfor é uma das ferramentas mais antigas do mercado, actualizada todos os anos, e que aposta nesta lógica que acompanhamento anual das finanças do contribuinte.

A versão familiar do produto é a proposta de entrada do IRSCalc, disponível para um máximo de 20 agregados familiares por um preço a partir de 16,50 euros para a compra online.

A ferramenta permite não só apurar dados para saber antecipadamente valores a liquidar - gerando um ficheiro offline que pode ser enviado por email, por exemplo, ou preencher a declaração para entrega, por via electrónica ou em papel.



IRSCalc


Fonte: TeK Sapo: TeK > Extras > Sugestões