Com o habitual uso por parte das mulheres e cada vez mais frequente pelos homens, os cremes para o corpo, pés e mãos, têm de ser hoje em dia cada vez mais investigados e testados para dar aos clientes uma boa garantia de segurança.
Na minha passagem por uma farmácia, retirei um folheto que explica algumas diferenças entre os cremes:
- Qual a diferença entre cremes hidratantes hipoalergénicos e dermatologicamente testados?
- Existem cremes no mercado que são apenas dermatologicamente testados.
.Os produtos clinicamente/dermatologicamente testados são produtos que foram submetidos a um Teste de irritação primária, que é um teste em que se coloca uma quantidade excessiva de creme numa pequena zona limitada que posteriormente é coberta durante 48 horas. Até 8 dias após a colocação do creme verifica-se o aparecimento ou não de irritações cutâneas. Este teste é realizado entre 8 a 12 voluntários.
Os produtos hipoalergénicos são submetidos a dois tipos de estudos clínicos: Teste de Irritação primário e HRIPT (Human Repeated Insult Patch Test). O teste HRIPT é um teste em que se coloca uma quantidade excessiva de creme numa pequena zona limitada que posteriormente é coberta durante 6 a 8 semanas.
Após esse período de tempo, verifica-se o aparecimento ou não de irritações cutâneas, não podendo existir nenhuma reacção/irritação na pele para que o produto possa ser considerado hipoalergénico.
Este teste é realizado entre 50 a 100 voluntários humanos.
Agora após esta indicação, já pode escolher o seu creme!
António
Sem comentários:
Enviar um comentário