sábado, 15 de outubro de 2011

Ranking geral de escolas do 9.º ano

Lista de escolas com exames de 9º ano (Correio da Manhã)
região de Torres Vedras:

32º Escola Internacional Torres Vedras - Média = 3,29 (língua portuguesa=3,38; Matemática=3,19)
50º S. Gonçalo - Média = 3,05 (língua portuguesa=3,10; Matemática=3,00)
93º Externato de Penafirme - Média = 2,68 (língua portuguesa=2,67; Matemática=2,68)

Conheça a lista completa com as classificações dos estabelecimentos de ensino do 9.º ano. 

Correio da Manhã 15 outubro 2011
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/ranking-geral-de-escolas-do-9-ano

Por distrito
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/ranking-de-escolas-do-9-ano-por-distrito:

Ranking geral das escolas secundárias

No jornal Correio da Manhã 15 outubro 2011:
Região de Torres Vedras

77º Externato de Penafirme - Média = 114,10
227º Madeira Torres - Média = 103,89
368º Henriques Nogueira = 97,79

Escolas mais próximas:

189º Escola Secundária Lourinhã - Média = 105,40
246 Escola Secundária de Peniche - Média = 102,95


"Saiba quais são as melhores escolas secundárias portuguesas"

Correio da Manhã 15 outubro 2011
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/ranking-geral-das-escolas-secundarias.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Guia sobre Novo Acordo descarregado 25.000 vezes no primeiro dia

Em menos de 24 horas, foram feitos 25.000 downloads do guia Nova Ortografia - Modo de Usar, que a Priberam colocou online ontem, em jeito de celebração do 22º aniversário da empresa.

A ferramenta gratuita propõe-se "explicar numa linguagem simples o que muda na escrita do português europeu e como se aplica o Acordo Ortográfico", explica a Priberam no comunicado que acompanhou o lançamento da novidade.

Só nas primeiras quatro horas em que esteve disponível para download, a solução foi descarregada 9.000 vezes, isto "sem praticamente ter sido divulgado", destacou fonte da empresa.

Numa altura em que o Novo Acordo começa a ser aplicado no sistema educativo, o guia apresenta-se como "o ponto de partida ideal para esclarecer as dúvidas que cada vez mais pessoas têm", acrescentam os responsáveis pelo lançamento.

O objetivo é "colmatar a falta de uma obra numa linguagem simples, em formato digital e universalmente acessível a todos aqueles que pretendem começar a aplicar o novo Acordo Ortográfico, desde alunos, a professores, pais, empresas, etc".

O guia é disponibilizado em formato PDF, através do site Flip, a partir do qual pode ser lido, descarregado, imprimido e partilhado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



20 anos de Linux: Open source com presença alargada no Grupo PT

De fora é difícil apurar com rigor todas as áreas do Grupo PT onde o Linux e o software open source são utilizados como peças fundamentais de projetos internos e de serviços aos clientes, ou como elementos coadjuvantes. Como noutros grandes Grupos, com múltiplas empresas e marcas, existem vários exemplos a apontar.

Uma das áreas onde o open source é usado é na equipa Pulso da PT, onde “praticamente todos os projectos são desenvolvidos sobre tecnologias open source”, confirma fonte da empresa.

Esta equipa dedica-se à monitorização em tempo real de sistemas e tecnologias de informação, de processos e fluxos de negócio, de call centers e linhas de atendimento e de serviços de rede, tanto do ponto de vista da qualidade de serviço como do ponto de vista da segurança.

A escolha de software open source é clara “porque nos permitem mais facilmente acompanhar de muito perto o que de melhor se faz em software a nível mundial, especialmente nas grandes universidades e grandes centros de pesquisa”, justifica a mesma fonte.

A agilidade no processo de desenvolvimento é outra das vantagens apontadas. tendo acesso a todo o código fonte e a muita documentação relevante podemos mais rapidamente fazer as alterações necessárias e suficientes para os nossos objectivos. Num sistema proprietário isso é normalmente impraticável.

E claro, os custos não deixam de fazer parte da equação quando são avaliadas as opções.

Entre as tecnologias usadas contam-se o Linux (Debian), MySQL, Ruby e Ruby on Rails, Active MQ e Camel, Apache e Tomcat, Perl, Java, CoffeeScript / JavaScript, Esper e LifeRay

Estas suportam projectos de grande relevo para a empresa, como o Pulse/Clientes em Linha (CeL) para monitorização em tempo real de Linhas de atendimento em grandes Call Centers; o Pulse/QoS para monitorizar em tempo real a qualidade de serviço em grande ecossistemas aplicacionas; o Pulse/Worms para descoberta automática e classificação de “worms” e “malware” em grandes redes empresariais; e o Backlog, uma aplicação Web da PT para gestão de todos os pedidos de desenvolvimento de sistemas de informação, entre outras.

A coexistência com software proprietário é feita “sem qualquer problema”. “Mesmo o software proprietário, se for de qualidade, suporta interfaces abertas de integração. Hoje não é um problema técnico”, sublinha fonte da PT.

Dos telemóveis aos datacenters
Falar de open source na PT passa obrigatoriamente pela referência ao SAPO, o portal que nasceu sob o espírito e a cultura do software open source e o Linux e hoje a realidade não é muito diferente, como adiantava recentemente, em entrevista ao TeK, Celso Martinho, um dos fundadores do SAPO e CTO do projecto.

A equipa de engenharia interna do SAPO desenvolve muitos serviços com base em tecnologias abertas, da Internet à televisão o MEO e aos telemóveis.

O lançamento do SAPO a5, o telemóvel Android com de marca própria, é um bom exemplo de como a equipa teve capacidade de “mexer” no código e fazer alterações que diferenciam o equipamento, para além das muitas aplicações que têm sido lançadas para a plataforma patrocinada pela Google.

Entre as referências no Grupo PT conta-se também a implementação de Red Hat Enterprise Linux na área de gestão de serviços de IT, anunciada pela Red Hat a nível internacional, e a aplicação de SugarCRM na gestão da plataforma de clientes da Uzo, a marca de serviços móveis low cost.

Nota de redação: Ao longo dos últimos dias temos registado no TeK diversos casos de implementação de projectos open source em Portugal, uma iniciativa que assinala o vigésimo aniversário do Linux.

FONTE: SAPO TEK: http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/20_anos_de_linux_open_source_com_presenca_ala_1190037.html

domingo, 2 de outubro de 2011

Apple revela novo iPhone a 4 de outubro

Depois de meses de especulação relativamente às características e à data de lançamento do novo iPhone, o quinto, chegam as certezas. A Apple enviou hoje convites para a imprensa norte-americana, para um evento que vai revelar novidades sobre o smartphone.

O título do convite é Let's talk iPhone, o que deixa pouca margem para dúvidas relativamente áquilo que a empresa está a preparar a próxima terça-feira, naquela que será a primeira apresentação da marca depois da saída de Steve Jobs do cargo e presidente executivo. O responsável continua ligado à empresa, mas agora na condição de chairman.

O iPhone 5 será apresentado numa altura em que a guerra entre a fabricante norte-americana e a coreana Samsung está ao rubro, com vários processos judiciais intentados por ambas a correrem em tribunais de vários países.

O equipamento surge ainda numa altura em que o Android, sistema operativo móvel promovido pela Google, ganha cada vez mais quota de mercado, mas em que as questões de pirataria e fragilidade de plataforma também estão na ordem do dia.

O iPhone 4 foi lançado em junho de 2010, mês que a empresa tem escolhido para atualizar o equipamento. Só este ano não o fez, deixando para o outono novidades sobre uma nova geração do produto.

 Fonte: SAPO TEK : http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/apple_revela_novo_iphone_a_4_de_outubro_1189216.html