terça-feira, 30 de novembro de 2010

Abraço ao Externato de Penafirme

Mensagem enviada pela Direcção Pedagógica do Externato de Penafirme:

"Respondendo ao desafio lançado pelo pai de um aluno, a Associação de Pais e a Associação de Estudantes do Externato de Penafirme, com o apoio do Externato de Penafirme, promoveram esta manhã uma manifestação de indignação contra as medidas recentemente tomadas pelo Governo a respeito das Escolas não estatais. A legislação, que já foi alvo da reprovação do Presidente da República e da Conferência Episcopal Portuguesa, põe em perigo a subsistência das noventa e três escolas com contrato de associação.

À manifestação associaram-se a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, os meios de comunicação social e largas centenas de familiares, antigos alunos e população envolvente.

O gesto consistiu na formação das palavras EXTERNATO PENAFIRME 
pelos alunos, rodeados pelos pais e demais população, a que se seguiu o envolvimento de toda a escola por dois cordões humanos.

No final o director pedagógico, Padre Alfredo Cerca, dirigiu-se aos presentes, reafirmando que este protesto tem como objectivo repôr o respeito pelo bom serviço público que esta escola presta gratuitamente há mais de trinta e cinco anos."

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Email do Facebook ameaça segurança dos utilizadores

Depois das últimas notícias que coloquei aqui acerca do Facebook, já há resultados acerca da possibilidade do email do Facebook e dos problemas inerentes a uma coisa nova, mas que acredito que vai melhorar!

"O novo serviço de email do Facebook é um alvo apetecível para os cibercriminosos e deixa os utilizadores do sistema de mensagens da rede social mais vulneráveis a ataques informáticos, avisou a empresa de segurança Sophos.

O alerta foi divulgado hoje pela companhia, que analisou o novo serviço do Facebook que permite enviar emails, mensagens instantâneas e SMS - e que ainda não está disponível em Portugal.

De acordo com a Sophos, a conjugação de serviços oferecida pela nova ferramenta faz com esta se torne especialmente propícia não só para o envio de spam, mas também ao roubo de identidade online, fraude informática e criação de botnets.

A nova funcionalidade "aumenta a superfície de ataque no Facebook e torna as contas dos utilizadores do Facebook mais atractivas para os cibercriminosos", afirmou um dos especialistas da Sophos, explicando que as contas do Facebook passam a estar ligadas a muito mais gente, o que lhes confere muito mais potencial no lançamento de ataques. Passa também a ser possível enviar ficheiros em anexo, não sendo claro se será verificada a fiabilidade dos mesmos.

Os especialistas já tinham registado um aumento do envio de spam através de contas na rede social, atribuindo o fenómeno ao facto de os destinatários abrirem mais facilmente este tipo de mensagens porque pensam que são provenientes de contactos no serviço. Outra das preocupações manifestadas prende-se com o registo das comunicações que ficam guardadas no serviço, oferecendo um histórico das mensagens trocadas entre utilizadores que pode cair em mãos erradas.

Estas e outras questões levam os especialistas a pedir ao Facebook que implemente mecanismos de filtro mais eficazes para impedir que os cibercriminosos recorram à plataforma para disseminação de spam, esquemas fraudulentos e ataques de phishing.
in SAPO TEK

Em causa a promulgação de um novo decreto-lei do Governo Destino do Externato de Penafirme está agora nas mãos de Cavaco

…"O novo decreto-lei que regula os apoios do Estado para os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, que o Conselho de Ministros aprovou no passado dia 4, está a provocar uma autêntica onda de protestos em todo o país. O documento abre a possibilidade de renegociação dos contratos entre o Ministério da Educação e as escolas particulares Importa salientar que os contratos de associação englobam centenas de escolas privadas (cerca de 500) que, um pouco por todo o país, proporcionam um ensino gratuito aos alunos mais carenciados (mais de 80 mil). Está nesse grupo o Externato de Penafirme, onde o futuro dos seus 1.800 discentes do 5º ao 12º ano e dos 220 docentes e pessoal auxiliar é a partir de agora sombrio e incerto. O objectivo do Governo, segundo notícias veiculadas, é uniformizar os contratos e reduzir as verbas, dos actuais 114 mil euros anuais por turma para os 80 mil atribuídos às turmas das escolas privadas. “Verba essa que não chega sequer para pagar os vencimentos dos professores e do pessoal auxiliar”, garante o padre Cerca. Para além dos contratos virem a ser negociados ano a ano e não automaticamente, “o que faz com que seja quase impossível planificar em termos de projecto”, causando por isso natural instabilidade e incerteza no meio Entretanto, como forma de luta para que o Externato de Penafirme não venha a fechar as suas portas, está agendada para a próxima quarta-feira, dia 24, uma manifestação de apoio e solidariedade à causa. Apoio e solidariedade que aquele estabelecimento de ensino recebeu igualmente esta semana por parte de Paulo Bento, vereador do PSD de Torres Vedras, que vai levar o assunto à reunião de Câmara da próxima terça-feira, assim como da vereadora da Educação, Laura Rodrigues (PS), e do próprio presidente da edilidade, Carlos Miguel (PS)
“Essas escolas, cumprindo as exigências legais, dão testemunho de um trabalho sério que se inicia com o ano escolar e se realiza sem interrupções e com professores permanentes e, com o financiamento recebido do Estado, são sensivelmente mui...to menos onerosas do erário público que iguais escolas do ensino estatal”, defendem. A CEP diz que em causa estão “escolas que, na sua maioria, são pioneiras como promotoras eficazes do direito ao ensino em muitas zonas de Portugal desde há décadas e que continuam a realizar um serviço público qualificado, reconhecido no campo escolar pelos pais e comunidades locais”. O texto episcopal assinala que o apoio do Estado ao ensino particular e cooperativo “não deve ser entendido como supletivo do ensino público, mas como reconhecimento prático da liberdade de ensino e do direito dos pais a escolherem a educação que desejam para os seus filhos”.

"in BADALADAS"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chrome é a aplicação com mais falhas de segurança em 2010

Já usei o Chrome, e por ter sentido na "pele" essa falta de segurança, publico a seguir este trabalho retirado do Tek notícias do SAPO.

Chrome é a aplicação com mais falhas de segurança em 2010
O Chrome foi considerado a aplicação onde foram reportadas mais vulnerabilidades de alto risco para os utilizadores finais durante este ano. Ao browser da Google seguem-se o Safari, da Apple, e o Microsoft Office.
Os dados fazem parte da lista anual da empresa de segurança Bit9, denominada "Dirty Dozen", cujos resultados foram divulgados ontem.

No
ranking que reúne as aplicações com mais falhas reportadas durante 2010, o Chrome regista 76 vulnerabilidades graves, seguido do Safari, com 60. A suite de produtividade da Microsoft chega às 57 e o Acrobat e o Reader, da Adobe, contam com 54. O Firefox ocupa o último lugar do Top5, com 51 falhas reportadas.

O facto de o Chrome ser o primeiro da lista não significa, no entanto, que este seja, necessariamente, menos seguro que as restantes aplicações, faz notar o director tecnológico da Bit9, Harry Sverdlove, citado pela CNet.

O navegador da Google é mais recente que os seus concorrentes e está a passar por um período de grandes mudanças, não significa que seja uma solução "de risco", acrescentou.

Entre os "Dirty Dozen" há ainda outros
browsers, o Internet Explorer (32 falhas) e o navegador da Opera (6).
Outros das aplicações incluídas na lista são o kit de desenvolvimento para Java da Sun (Sun Java Development Kit, 36 falhas), o Shockwave Player, da Adobe (com 35), o Real Player, da RealNetworks (14), o Apple Webkit (9), o Adobe Flash Player (8) e o QuickTime, da Apple (6).
SAPO TEK Notícias
Mas tal como no texto acima afirma, não quer dizer que seja menos seguro que os outros, e posso afirmar que é o meu segundo browser, e que continuo a utiliza-lo com alguma frequência.
 

domingo, 14 de novembro de 2010

Facebook prepara serviço de email?


Um serviço de email baseado na Web - como é o Gmail - deverá ser a próxima aposta do Facebook, a revelar na próxima segunda-feira. O rumor é avançado pelo blog especializado TechCrunch, que já em Fevereiro tinha levantado o véu sobre a possibilidade.
De acordo com a mesma fonte, o designado Project Titan - mas também referido interna e não oficialmente como "Gmail Killer" - vai permitir a criação de endereços de email @facebook.com para os membros da rede social.
A novidade deverá ser apresentada durante um evento especial do Facebook, agendado para a próxima segunda-feira, antecipa o blog, com base em informações de "fontes", que não identifica.
Outro dos indicadores que ajudam a sustentar a "tese" é o facto de os convites para o evento referirem que serão anunciadas novidades relacionadas com os serviços de troca de mensagens ("inbox") do Facebook.
As recentes notícias sobre divergências entre a rede social e a Google, tendo os serviços deixado de trocar informações relativas aos contactos dos utilizadores nos serviços das duas empresas para a sugestão de "amigos" a adicionar é outro dos argumentos invocados. 
Sapo Tek http://bit.ly/cR7qr9