domingo, 28 de dezembro de 2008

SAGRADA FAMÍLIA (Festa)


28 de Dezembro

A liturgia desta festa propõe-nos a família de Jesus como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… Como a família de Jesus – diz-nos a liturgia deste dia – as nossas famílias devem viver numa atenção constante aos desafios de Deus e às necessidades dos irmãos.
O Evangelho põe-nos diante da apresentando Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. A cena mostra uma família que escuta a Palavra de Deus, que procura concretizá-la na vida e que consagra a Deus a vida dos seus membros. Nas figuras de Ana e Simeão, Lucas propõe-nos também o exemplo de dois anciãos de olhos postos no futuro, capazes de perceber os sinais de Deus e de testemunhar a presença libertadora de Deus no meio dos homens.
A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser “Homem Novo”. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.
A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.



www.ecclesia.pt

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Santo Estêvão, primeiro mártir (Festa)


26 de Dezembro

Depois do Pentecostes, os apóstolos dirigiam o anúncio da mensagem cristã aos mais próximos, aos hebreus, aguçando o conflito apenas acalmado da parte das autoridades religiosas do judaísmo. Como Cristo, os apóstolos conheceram logo as humilhações dos flagelos e da prisão, mas apenas libertados das correntes retomam a pregação do Evangelho. A primeira comunidade cristã, para viver integralmente o preceito da caridade fraterna, colocou tudo em comum, repartindo diariamente o que era suficiente para o seu sustento. Com o crescimento da comunidade, os apóstolos confiaram o serviço da assistência diária a sete ministros da caridade, chamados diáconos.

Entre eles sobressaía o jovem Estêvão, que além de exercer as funções de administrador dos bens comuns, não renunciava ao anúncio da Boa Nova, e o fez com tanto sucesso que os judeus “apareceram de surpresa, agarraram Estêvão e levaram-no ao tribunal. Apresentaram falsas testemunhas, que declararam: "Este homem não faz outra coisa senão falar contra o nosso santo templo e contra a Lei de Moisés. Nós até o ouvimos afirmar que esse Jesus de Nazaré vai destruir o templo e mudar as tradições que Moisés nos deixou."

Estêvão, como se lê nos Actos dos Apóstolos, cheio de graça e de força, como pretexto de sua autodefesa, aproveitou para iluminar as mentes de seus adversários. Primeiro, resumiu a história hebraica de Abraão até Salomão, em seguida afirmou não ter falado contra Deus, nem contra Moisés, nem contra a Lei, nem fora do Templo. Demonstrou, de facto, que Deus se revelava também fora do Templo e se propunha a revelar a doutrina universal de Jesus como última manifestação de Deus, mas os seus adversários não o deixaram prosseguir no discurso, "taparam os ouvidos e atiraram-se todos contra ele, em altos gritos. Expulsaram-no da cidade e apedrejaram-no."

Dobrando os joelhos debaixo de uma tremenda chuva de pedra, o primeiro mártir cristão repetiu as mesmas palavras de perdão pronunciadas por Cristo sobre a Cruz: "Senhor, não os condenes por causa deste pecado." Em 415 a descoberta das suas relíquias suscitou grande emoção na cristandade. A festa do primeiro mártir foi sempre celebrada imediatamente após a festividade do Natal.

EVANGELHO QUOTIDIANO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ajudar sempre...mas Agora é Natal


É Natal é época de dar, e receber, e nada melhor para um dia recebermos, começarmos a dar já hoje, não por ser Natal, mas todos os dias, nem que seja com um simples click num site, um gesto tão simples para quem anda na Internet, e assim também está ajudar.
este site surge muito nos emails na altura do Natal, mas podemos guarda-lo nos favoritos e durante todo o ano damos lá uma vista de olhos e clicar nele e ajudamos...
Visite já
http://www.thehungersite.com

Boas Festas
António

Click to Give Free Food





O Hunger Site está de volta e precisa de sua ajuda na luta contra a fome!
Dar comida para a fome todos os dias com um simples clique,
sem nenhum custo para você.
Visite http://www.thehungersite.com hoje!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Benfica estrangeiro

Hoje dei-me ao trabalho de ver quase todo o jogo do benfica para a taça de Portugal contra o Leixões no estádio deste, foi jogo de taco a taco, mas com uma grande diferença, o Leixões que jogou em casa esteve em grande desvantagem, pois jogou contra uma equipa estrangeira, pois lá fora dizem que se joga mais que em Portugal, essa equipa chama-se benfica, que durante largos minutos jogou sem nenhum português na sua equipa, e a maioria do tempo com um português, (o Amorim e depois deste sair o Nuno Gomes), incrivel quando se vê no estrangeiro e em grandes campeonatos clubes com mais de um português a actuar. Fantástico para quem gosta deste clube (benfica), gosta de um clube sem portugueses, sem carisma português...agora por fim o Leixões que mesmo jogando com uma equipa estrangeira, acabou por merecidamente ganhar após as penalidades (grande defesa de Beto), pelo que fez nos 120 minutos os meus parabêns...bravo Leixões sigam até á Final.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

É portuguesa a pessoa mais velha do mundo


Dona Maria de Jesus, nascida há 115 anos e 79 dias e residente na aldeia de Corujo, em Tomar, é a pessoa mais idosa do planeta. A velha senhora sucede à norte-americana Edna Parker, que faleceu nos Estados Unidos, com 115 anos e 220 dias.

Nascida em 20 de Abril de 1893 em Indiana, nos EUA, Edna Parker era reconhecida pelo Guiness Book como a recordista mundial da longevidade. O anúncio da sua morte foi feito pelo dr. Stephen Coles, que mantém actualizado um registo das pessoas mais idosas do globo. Na ocasião, o mesmo médico confirmou que o record passa agora a ser detido pela "nossa" Maria de Jesus, nascida em 10 de Setembro de 1893.

Edna Parker foi sempre uma mulher muito activa. Trabalhava nos campos da sua quinta e nunca tocou em álcool ou tabaco. Interrogada sobre o segredo da sua longevidade, disse uma vez apenas duas palavrinhas: "mais educação".

Sapo

A vida do brasileiro que cantava o fado


Lucas Junot nasceu no Brasil e estudou em Coimbra nos anos 20. Gravou quatro discos de fado. Esta é uma história que Rui Lopes, também apaixonado pelo fado de Coimbra, conta com prazer.

Lucas Rodrigues Junot nasce no dia 20 de Janeiro de 1902 na cidade de Santos, estado brasileiro de S. Paulo. Os pais, José Maria Rodrigues Junot, natural de Cadaixo, Miranda do Corvo, e Adelaide da Conceição Franco Rodrigues, que nasceu em Dois Portos, concelho de Torres Vedras, tinham emigrado para o Brasil no final do século XIX. Fixam-se em Santos e abrem uma mercearia. Em 1914, a família regressa a Portugal e passa a viver em Coimbra. É nesta cidade que Lucas estuda até obter a licenciatura em Matemática. Lá conhece também aquela que vem a ser a sua mulher, Eugénia Cecília Gaupin de Sousa, uma 'alfacinha de gema'. Os dois partem para Angola. Lucas ganha a sorte grande e volta com a mulher e os três filhos a Portugal. Por pouco tempo. Pouco depois instala-se no Brasil. Nunca esquece a cidade do Mondego. Em Santos continua a cantar o fado de Coimbra para os amigos. Trabalha primeiro como jornalista. Ensina Matemática. Torna-se assistente do Observatório Astronómico de S. Paulo. Trabalha também nos Serviços de Meteorologia. Morre em 1968. Depois de rever Coimbra.

Isabel Ramos
Correio da Manhã

Como podem ver no texto a mãe dele era da minha região, perto de Torres Vedras...

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA, Padroeira principal de Portugal - SOLENIDADE


A festa da Virgem da Imaculada Conceição é festejada em 8 de Dezembro, dia em que no ano de 1854 o Papa Pio IX proclamou o dogma.

Faz hoje 362 anos que D. João IV coroou, em Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição, proclamando-a ‘Rainha de Portugal’. A partir dessa altura, mais nenhum monarca português usou coroa na cabeça.

O dogma Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, com a bula Inefabilis Deus. É um dos seis feriados que são dias santos, como o Natal (Dezembro), o Corpo de Deus (Maio ou Junho), a Ascensão de Nossa Senhora ao Céu (Agosto), Dia de Todos os Santos (Novembro) e Sexta--Feira Santa (Março ou Abril).

Correio da manhã

domingo, 30 de novembro de 2008

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA 1 DE DEZEMBRO

Neste dia comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a Sida. A Sida apareceu há já duas décadas e os primeiros casos surgiram na comunidade homossexual, mas hoje em dia sabe-se que todas as pessoas podem " apanhar" este vírus mortal, pois ainda não há cura .

SABIAS QUE:

O VÍRUS DA SIDA CHAMA-SE HIV OU EM PORTUGUÊS VIH.

UMA PESSOA QUE TENHA ESTE VÍRUS CHAMAMOS DE SEROPOSITIVA.

ESTE VÍRUS ATACA O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO QUE É O RESPONSÁVEL PELAS DEFESAS QUE O NOSSO ORGANISMO

TEM PARA SE DEFENDER DAS DOENÇAS.

A MAIORIA DAS PESSOAS SEROPOSITIVAS TEM UM ASPECTO SAUDÁVEL.

A SIDA NÃO SE TRANSMITE ATRAVÉS DE TOSSE OU ESPIRRO;

DE UTILIZAR A SANITA DE ALGUÉM SEROPOSITIVO

DE ABRAÇAR UMA PESSOA COM SIDA OU UTILIZAR A ROUPA DELA.

A SIDA TRANSMITE-SE ATRAVÉS DE:

TRANSFUSÕES DE SANGUE QUE ESTEJA INFECTADO;

PARTILHA DE SERINGAS UTILIZADAS POR ALGUÉM QUE TENHA HIV;

ATRAVÉS DE RELAÇÕES SEXUAIS NÃO PROTEGIDAS;

SE UMA MULHER SEROPOSITIVA ESTIVER GRÁVIDA, PODE TRANSMITIR O VIH AO SEU BEBÉ.

POR ISSO NÃO TE ESQUEÇAS: TEM CUIDADO; MAS NUNCA DEIXES DE SER AMIGO DE UMA PESSOA SEROPOSITIVA

Este texto acima foi retirado: http://www.eb1-aparecida-n2.rcts.pt/dia_mundial_da_sida.htm

A Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (sida) já fez 60 milhões de vítimas desde 1981, ano em que foi registado o primeiro caso. Calcula-se que hoje haja mais de 40 milhões infectados com a sida. O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) infecta cerca de 14 mil pessoas por dia, a uma média de dez vítimas por cada minuto que passa.

Cada ano, registam-se à volta de cinco milhões de novos casos. 16 por cento têm menos de 15 anos, 42 por cento têm entre 15 e 24 anos e os restantes 42 por cento mais de 25 anos. Cerca de seis mil rapazes e raparigas são infectados pelo VIH. A sida faz uma vítima jovem cada 14 segundos. A maioria são mulheres.

Em finais de 2001, 11,8 milhões de jovens tinham sida. Só uma pequena percentagem sabe que está infectada. Os jovens não têm informação suficiente, nem meios e serviços necessários para se protegerem da doença. A prevenção é o remédio mais eficaz.

13 milhões de crianças com menos de 15 anos perderam os pais ou um deles devido ao vírus. A maioria vive em África, onde daqui a sete anos, os órfãos menores serão 25 milhões.

Em Portugal

O primeiro caso de sida foi detectado em 1983. Portugal é o único país da União Europeia onde a sida continua a aumentar. O número de casos é cinco vezes superior à média da União Europeia. Portugal é, depois da Espanha, o país da União com o maior número de infectados pelo VIH entre os consumidores de drogas injectáveis.

Desde 1983 até 2002 foram registados 21.303 casos de sida. 6123 já morreram.


http://www.audacia.org



1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência


Dá-se o nome de Restauração ao regresso de Portugal à sua completa independência em relação a Castela em 1640, depois de sessenta anos de regime de monarquia dualista (1580-1640) em que as coroas dos dois países couberam ambas a Filipe II, Filipe III e Filipe IV de Castela.
A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.
Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.
Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a s
ua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".

Bibliografia: In Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia, Limitada, Vol. 25, Lisboa/Rio de Janeiro, 1978, pp. 317-319.

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/RESTAURACAO/RI.htm
http://lua.weblog.com.pt/arquivo/045176.html


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

... E o Mickey vai nos 80 anos


Rato Mickey não tem rugas nem cabelos brancos, mas a verdade é que no dia 18 de Novembro comemorou 80 anos de existência.

É tão famoso como a Coca-Cola e tão americano.

Rato para todo o serviço criado e desenhado por Walt Disney, em 1928, ano do inaugural filme de animação Steamboat Willie, Mickey era uma figura a preto e branco de contornos pouco definidos que gostava de cantarolar. A ele se deve grande parte da fama e do poder do império criado à sua volta. Poucos adivinhariam então que aquele desenho animado trapalhão um dia teria uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood.

Embora tenha perdido protagonismo ao longo dos últimos anos, o rato Mickey é ainda o símbolo dos Estúdios Disney e a sua imagem.

Extractos de texto retirados da revista Os meus livros e Jornal Público.
Mais um boneco boneco que marcou a minha infância, adolescência e hoje também continuo a ler...as suas aventuras e de toda a sua família...o Pateta, o Pluto, a Minie, professor Pardal, etc


Parabéns Rato Mickey...."Mickey Mouse"

Alce

Estrumpfs fazem 50 anos...



Tem cinquenta anos, acabados de fazer, mas ninguém diria. Os Estrumpfs continuam continuam azuis como no primeiro dia na revista Spirou, a 23 de Outubro 1958 - a sua (escassa) roupa continua igual, e as suas histórias simples, hoje desenhadas e escritas pelo filho do seu criador (o belga Pierre Cuilford, mais conhecido por Peyo), continuaram a granjear o reconhecimento dos mais novos, sobre tudo em França e na Bélgica, onde o aniversário será comemorado com pompa e circunstancia...
(artigo da revista Os meus livros, de Novembro 2008, nº 69, pg. 74-75

Estes Bonecos tiveram um significado muito engraçado para mim, pois foi com eles que brinquei a primeira vez ao carnaval de Torres Vedras e Com a minha mulher Verinha, com um grupo divertido da Bombardeira...
Por isso muitos parabéns aos Estrumpfs...e daqui a cinquenta anos volte aqui a celebrar
Os Estrumpfs também são conhecidos pelos SMURFS...

Alce

sábado, 9 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos 2008 - Pequim - China



Dia 8 de Agosto 2008 (o8/08/2008) ás 8h08 minutos deu-se inicio os jogos Olímpicos, (os chineses são muito supersticiosos com os números) que este ano é realizado em Pequim, China, irá ter uma grande comitiva de atletas Portugueses, e todos nós Portugueses iremos torcer por todos eles para que todos eles atinjam os seus objectivos e mesmos para alguns algumas medalhas, mas principalmente que mostrem uma boa imagem de Portugal junto das outras nações que irão também participar...claro que todos tem hipótese de chegar longe, mas Portugal também tem atletas que podem subir ao pódio e fazer todos nós sentirmos orgulho deles e do nosso país, no entanto, mesmo que tal não aconteça, sei que eles todos estarão lá para dar o seu melhor, e serão sempre saudados como os melhores representantes de Portugal...por isso para todos os atletas que a partir deste dia 8 de Agosto vão actuar no grande palco dos jogos de Pequim desejo a melhor sorte, e muita força para todos...viva Portugal!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos


Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como Olimpíadas, compõem um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos, após o período da olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto como, por exemplo, o Atletismo, Natação ou a Ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado). O período decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos chama-se Olimpíada.

Tradicionalmente costuma-se afirmar que os primeiros Jogos realizaram na Grécia Antiga no ano 776 a.C., como uma importante celebração e tributo aos deuses. Tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 da era actual, por serem uma manifestação do paganismo.
Porém, em 1896, um aristocrata francês, Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Inicialmente, os Jogos eram disputados apenas por atletas amadores. Entretanto, no fim do século XX, a competição foi aberta a atletas profissionais e crianças.
Dada a importância e a visibilidade dos Jogos para o mundo, estes têm também, nos últimos anos, sido usados como espaço para confrontos políticos e reivindicações, de que são os piores exemplos o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelense foram feitos reféns por extremistas palestinos (ou palestinianos) e os boicotes durante a Guerra Fria, aos Jogos de 1980 e 1984, pelo bloco de países soviéticos e pelos Estados Unidos, respectivamente, e também o atentado à bomba ocorrido em Atlanta em 1996.

No entanto, num exemplo de aproximação e reconciliação entre os povos, de que os Jogos Olímpicos pretendem ser símbolo, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, participaram nos Jogos de Sidney em 2000 e de Atenas em 2004 desfilaram nas cerimonias sob uma única bandeira e há negociações em estado avançado que as duas participem a partir de 2008 em uma única delegação.

fonte: http://pt.wikipedia.org/

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Patrono da Europa - S. Bento

São Bento nasceu em Núrsia, na Úmbria, por volta do ano 480.

Após concluir os seus estudos em Roma, retirou-se para o monte Subíaco e entregou-se à oração e à penitência. É o fundador do célebre mosteiro do Monte Cassino. Escreveu ali a sua famosa Regra. É considerado o pai do monaquismo no Ocidente.

Morreu no dia 21 de Março de 547. Duzentos anos após a sua morte, a Regra Beneditina havia-se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica por toda a Idade Média.

Os monges beneditinos exerceram papel importante na evangelização e nos evangelizadores da Europa medieval.

"Orar e trabalhar, contemplar e agir" é a síntese da Regra Beneditina. A vida religiosa não é privilégio exclusivo de seres excepcionais e bem dotados espiritualmente. É possível a todos os que queiram buscar a Deus. Moderação é a tónica geral. Nela já não se fala de mortificação e de penitências: um bom monge era aquele que não era soberbo nem violento, "não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador ..."

Não é de estranhar que o emblema monástico tenha passado a ser a cruz e o arado ...

Com S. Cirilo e S. Metódio, S. Bento foi declarado patrono da Europa.

http://evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=11568&fd=0

terça-feira, 10 de junho de 2008

10 de Junho - Santo Anjo de Portugal

Os anjos, que fazem parte do mundo invisível a que se estende também a acção criadora de Deus, vivem inteiramente dedicados ao louvor e ao serviço de Deus. A inteligência humana tem dificuldade em exprimir a natureza dessas criaturas espirituais. A sua missão, porém, é-nos conhecida através da Bíblia, que, em tantos passos, dá testemunho acerca da existência dos Anjos.

Em Portugal a devoção ao Anjo da Guarda é muito antiga. Tomou, porém, incremento especial com as aparições do Anjo, em Fátima, aos Pastorinhos. Pio XII mandou inserir esta comemoração no Calendário Litúrgico português.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Princípios do Reiki

novo endereço

http://anaeugenio.blogs.sapo.pt/

Os Princípios do Reiki são um dos grandes contributos de Mikao Usui para o desenvolvimento humano. Usui escreveu no seu manual que são "o método secreto para atrair bênçãos, a medicina espiritual de muitas doenças. De manhã e à noite, com as mãos em oração, canta-os com a tua boca e deixa-os ecoar no teu coração".


JAPONÊS

Kyo Dake Wa

Okaru-Na

Shinpai Suna

Kansha Shite

Gyo-o Hage Me

Hito Ni Shinsetsu Ni


PORTUGUÊS

Só por Hoje

Sou Calmo(a)

Confio

Sou Grato(a)

Trabalho Arduamente

Sou Bondoso(a)



quinta-feira, 22 de maio de 2008

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo




Anualmente, os católicos comemoram, no mês de Maio ou Junho, sempre numa quinta-feira, a data da Instituição da Eucaristia, a festa do Corpo de Deus, antes chamada "Corpus Christi". A Igreja celebra, desde o século XIII, essa festa como participação popular no mistério daquilo a que os Santos, os Padres da Igreja e os Teólogos chamaram "sol dos sacramentos".

No ano de 1246, Santa Juliana iniciou na sua comunidade de religiosas, em França, uma celebração em homenagem ao Corpo de Deus, presença real no sacramento da Eucaristia. Foi a primeira procissão, em âmbito regional. A adoração eucarística não era muito usual em França, obscurecida pelas heresias cátaras, valdenses e albigenses, e também pelo secularismo mundano. O teólogo francês Bengário de Tours (século XI) e a seita dos cátaros negaram a presença real de Cristo na Eucaristia. Em contrapartida a essas heresias, aconteceram sinais miraculosos em toda a Europa, fazendo explodir a devoção à Eucaristia, como presença real. Há várias maneiras de a Igreja professar essa crença, como a lamparina que indica a presença de Cristo; a elevação da hóstia e do cálice, na consagração; os tabernáculos, altares e paramentos específicos e ricamente ornados; confrarias e irmandades eucarísticas; congregações religiosas que têm como centro a adoração do Santíssimo Sacramento; congressos eucarísticos nacionais e internacionais, desde o século XIX até hoje, etc. Tudo isto é feito para professar e proclamar a presença real de Cristo na Eucaristia.

Atribui-se a Santo António de Lisboa (+1231), quando de suas pregações naquele país, o surgimento de uma consciência quanto à presença real de Cristo sob as espécies de pão e vinho. Uma vez, o santo pregava em Toulouse, também na França (há quem fale em Rímini), a respeito da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Um ateu, de nome Bonillo, duvidou e lançou um desafio: só acreditaria se sua mula se ajoelhasse diante do ostensório. Frei António ampliou o desafio, mandou que deixassem o animal sem comer três dias e, no final deste tempo, lhe fosse apresentado um monte de erva e, ao lado, a Eucaristia. No final do terceiro dia, a mula foi solta e, passando pelo monte de feno e aveia, foi ajoelhar-se na frente da Eucaristia. Esta história encontra-se registada na Legenda Rigaldina, do século XIV. A iniciativa de Santa Juliana pode ter sido decorrente da semente deixada por frei António naquela região, vinte anos antes.

Festa Universal

Posteriormente, em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a toda a Igreja Universal do Ocidente a festa comemorativa ao Corpus Christi, com celebração especial e procissão festiva.

Para tanto, incumbiu Santo Tomás de Aquino de organizar a festa. Nessa ocasião, o "doutor angélico" compôs o hino "Tantum Ergo Sacramentum". Com instruções especificas, própria das culturas medievais, a festa deveria ser celebrada com luxo nos paramentos, vasos e objectos sagrados, bem como nos trajes populares.

Esse luxo, hoje, já não quer dizer pompa ou ostentação, mas louvor e adoração ao mistério divino. Depois do concílio Vaticano II, a Igreja celebra o Corpus Christi como a festa do "Corpo e Sangue de Cristo", numa alusão clara ao inestimável dom da Eucaristia.

http://evangelhoquotidiano.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=173&fd=1

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Os Sete Chacras Principais


A frequência harmónica dos chacras principais tem as sete cores do arco-íris.

Chacra significa, literalmente, roda ou círculo e designa os centros energéticos do nosso corpo. é através dos chacras que o nosso organismo recebe a energia vital do Universo.

O Universo, por exemplo, é um imenso chacra (a roda cósmica) que gira eternamente. os chacras principais são centros subtis de energia que integram o primeiro nível do corpo astral e também podem ser designados por lótus porque, à visão clarividente, parecem flores de cores variáveis.

CHACRA DA RAIZ (Muladhara)
o conteúdo energético do primeiro chacra é o poder tribal. é o alicerce da saúde emocional e mental. condiciona o medo e o nosso instinto de sobrevivência. a energia deste chacra manifesta-se na nossa necessidade de lógica, ordem e estrutura. orienta-nos no tempo, no espaço e nos nossos cinco sentidos.

CHACRA SEXUAL (Svadisthana)
o segundo chacra é o centro energético da parceria. corresponde à nossa necessidade de controlar a dinâmica dos nossos relacionamentos. a energia deste chacra manifesta-se no nosso sentido de identidade pessoal e na nossa auto-suficiência. permite-nos criar e interagir no mundo.

PLEXO SOLAR (Manipura)
o terceiro chacra é o centro do nosso poder pessoal, é o núcleo magnético da personalidade e do ego, da consciência e da responsabilidade por si mesmo. a energia deste chacra manifesta-se na nossa autodisciplina, capacidade de gerar acção, coragem de assumir riscos, generosidade e força de carácter.

CHACRA DO CORAÇÃO (Anahata)
a energia do quarto chacra é emocional por natureza. representa a nossa capacidade de entrega. é o centro de equilíbrio do sistema energético humano pois O Amor é Poder Divino. estabelece a ponte entre o corpo e o espírito, determinando a nossa saúde e força e a nossa qualidade de vida.

CHACRA DA GARGANTA (Vishuddha)
o quinto chacra é o centro da escolha e consequência, do carma espiritual. a energia deste chacra manifesta-se na nossa capacidade de maturação da vontade: da percepção tribal de que tudo e todos têm autoridade sobre nós, à percepção de que só nós temos essa autoridade, até à percepção de que a verdadeira autoridade provém da vontade divina.

TERCEIRA VISÃO (Ajna)
o sexto chacra envolve as nossas capacidades mentais e de raciocínio. é o chacra do terceiro olho, o centro espiritual que pode conduzir à visão e sabedoria intuitivas. a energia deste chacra manifesta-se na nossa inteligência emocional, no discernimento consciente e subconsciente e na nossa capacidade de gerar actos de criatividade.

CHACRA DA COROA (Sahasrara)
o sétimo chacra é o centro energético da oração. é o ponto de entrada da energia vital. a energia deste chacra manifesta-se na nossa capacidade de permitir que a espiritualidade se torne uma parte integral das nossas vidas e nos guie. este chacra contém a energia que gera devoção, pensamentos inspiradores e proféticos, ideais transcendentes e ligações místicas.

publicado por anaeugenio
Mestre e Professora

terça-feira, 13 de maio de 2008

13 de Maio - Nossa Senhora de Fátima




As Aparições de Fátima, 
Freguesia do concelho de Vila Nova de Ourem, distrito de Santarém, e paróquia da diocese de Leiria e Fátima desenrolaram-se em três períodos ou ciclos: 
os dois primeiros tiveram lugar em Fátima, 
o terceiro em Pontevedra e Tuy, na Galiza, Espanha. 

É longo o relato das Aparições constantes dos manuscrito da Irmã Lúcia uma dos três videntes (a Virgem apareceu a três crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco). Desenrolaram-se em 1917 e depressa a devoção à Senhora de Fátima se tornou mundialmente conhecida. A 13 de Outubro de 1930 o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva houve por bem declarar dignas de crédito as visões das crianças da Cova da Iria e permitir, oficialmente, o culto de Nossa Senhora de Fátima.

O Papa Pio XII, anuindo aos pedidos de Nossa Senhora, consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria a 31 de Outubro de 1942. 
A consagração da Rússia fê-la a 7 de Julho de 1952. Paulo VI consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria a 21 de Novembro de 1964. João Paulo II fez a consagração do mundo e da Rússia ao mesmo Imaculado Coração, em Fátima, a 13 de Maio de 1982; em Roma, a 16 de Outubro de 1983 e, finalmente, a 25 de Março de 1984, em Roma de novo, diante da imagem levada da Capelinha das Aparições até ao Vaticano.

EVANGELHO QUOTIDIANO

domingo, 11 de maio de 2008

Quatro contributos para a paz

Novo ano, novas metas, novos propósitos para que o mundo viva em paz... Neste espírito, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu quatro tópicos para este ano: 2008 é Ano Internacional das Línguas, Ano Internacional da Batata, Ano Internacional do Saneamento e Ano Internacional do Planeta Terra.

Em Novembro de 2007, uma notícia insólita chamava a atenção para um risco concreto: dois idosos de uma pequena etnia indígena do Sudeste do México discutiram e cortaram relações. Eles são os únicos que falam a língua zoque e, com esta atitude, acentuaram o perigo de extinção deste idioma.

Um estudo recente da National Geographic Society e do Instituto Living Tongues afirma que a cada 14 dias extingue-se uma língua, e dão o alarme: até ao final do século xxi terão desaparecido 3500 em todo o mundo. A mesma fonte diz que 80 por cento da população mundial fala 83 grandes idiomas, ao passo que existem 3005 pequenas línguas que são utilizadas apenas por minorias, desde um ou dois falantes a poucos milhares. Por outro lado, mais de metade das línguas faladas não têm registos escritos e extinguem-se ao morrer o seu último falante.

Face a este cenário, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2008 Ano Internacional das Línguas, dizendo que o multilinguismo promove a verdadeira unidade dos povos, quando entendidos na sua diversidade.

É intenção da ONU, através da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), promover, proteger e preservar a diversidade das línguas e das culturas a nível mundial. Para o conseguir, quer que cada país incentive e desenvolva políticas que permitam a cada língua ou comunidade linguística usar a sua primeira língua (ou língua materna), tanto no ensino, na cultura, como no ciberespaço. Ao mesmo tempo, incentiva cada pessoa a ser multilingue, isto é, a dominar outra língua nacional, regional e/ou internacional. A Unesco é taxativa: só através do multilinguismo todas as línguas podem encontrar o seu lugar no mundo globalizado.


O estrelato da batata


Falar de batatas talvez te leve a pensar de imediato em batatas fritas, por certo o prato predilecto. Se ajudaste a tua mãe a descascá-las, viste que há umas de casca vermelha, precisamente as melhores para fritar, e outras de casca amarela, óptimas para cozer. Também já reparaste no hipermercado que há a batata-doce. Todavia, sabias que existem 5000 variedades de batata? Sabias que este tubérculo é originário da América do Sul e que no Peru se cultivam perto de 3000 espécies?

A batata chegou à Europa com os navegadores espanhóis no século xvi. Mas as pessoas não a aceitaram bem e davam-na aos animais. Já na Ásia, adoptaram-na de imediato. Até lhe chamam «noz da Terra». A China é o maior produtor mundial: 73 milhões de toneladas por ano. Ela chegou a África em 1880, levada pelos colonos alemães e ingleses. E em meados do século xx implantou-se no Médio Oriente, em pleno deserto, num ambiente muito diferente das alturas da cordilheira dos Andes, onde nasceu.

A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, depois do milho, do trigo e do arroz. A produção anual ronda as 330 milhões de toneladas. É por isso que as Nações Unidas, através da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO), promovem o Ano Internacional da Batata, para reflectir sobre a importância que este tubérculo tem na luta contra a fome e a pobreza. Rica em vitamina C e em potássio, ela é muito valiosa na luta contra a desnutrição.

Quando se calcula que a população mundial vai aumentar cerca de 60 milhões de pessoas por ano – rondará os 9,5 mil milhões de habitantes em 2050 –, e que este crescimento se fará sobretudo nos países pobres, o desafio não é irrisório. Por dois motivos.

Um é de esperança: a batata é um tesouro enterrado. Adapta-se bem aos solos, cresce rapidamente, exige poucos gastos e produz com abundância. Em 120 dias podem-se colher de 25 a 35 toneladas numa área do tamanho de um campo de futebol. A outra razão é de preocupação: a produção de batata concentra-se numa espécie, a «Solanun tuberosum». Se uma praga ou um predador dizimarem esta variedade, a consequência será a fome.

O sítio oficial do Ano Internacional da Batata é: www.potato2008.org.

Limpar o mundo

Ao chegar a casa, para ti é fácil abrir a torneira, lavar as mãos, beber água, tomar banho… A louça fica limpa na máquina ou no lava-loiça, e todos os detritos vão para os esgotos.

Mas esta realidade é impossível para quase metade da população mundial: 2,6 mil milhões de pessoas, entre elas 980 milhões de crianças (90 vezes a população de Portugal), não dispõem de saneamento básico.

Calcula-se que 42 mil pessoas morrem, cada semana, devido a doenças relacionadas com a má qualidade da água que consomem, por haver lixo amontoado perto de casa ou nas ruas que frequentam, e por não terem uma higiene saudável. Esta é também a causa da morte de milhão e meio de crianças por ano. Basta lembrar que a diarreia é a segunda causa de mortalidade infantil, depois das doenças respiratórias. Ela acontece pelo simples facto de as crianças brincarem na rua e levarem as mãos sujas à boca e, com isso, criarem infecções.

É para melhorar a situação destas pessoas que as Nações Unidas lançaram o Ano Internacional do Saneamento. O objectivo é suscitar políticas que garantam saneamento básico, correcta eliminação de resíduos e acesso de qualidade a fontes de água potável.

Chegar lá exige também medidas pessoais, como adoptar as regras elementares da higiene: lavar as mãos após qualquer actividade conspurcante e antes das refeições; tomar banho com frequência; lavar os dentes; ter o cabelo lavado e penteado; vestir sempre roupa limpa; e manter os espaços limpos.

Encontra mais informações no sítio www.sanitationyear2008.org.

Pensar no nosso planeta

Com o lema «Ciências da Terra para a Sociedade», o Ano Internacional do Planeta Terra vai reflectir sobre os riscos a que a estamos sujeitos, em consequência de acidentes naturais ou motivados por causas humanas, e pensar sobre o modo de tornar acessíveis de uma forma sustentável os recursos naturais.

Volta ao verso da capa e ajuda a Audácia a preparar o seu número especial de Abril. Será o nosso número verde, dedicado às causas ambientais.

Por: FERNANDO FÉLIX

AUDÁCIA a Tua Revista electrónica




Ano Internacional da Batata

Com uma lógica muito mais pertinente do que a da batata, a ONU proclamou 2008 como Ano Internacional da Batata (além de Ano Internacional do Planeta Terra).
Parece estranho escolher um alimento para focar nele as atenções, mas o que acontece é que uma boa parte da humanidade sofre de desnutrição, pelo que a ONU quer sublinhar que a batata tem “potencial para vencer a fome”. Vejamos: algumas das 5000 variantes da batata produzem-se em locais onde a terra é reduzida e pouco fértil; a batata requer relativamente pouca água (ao contrário do arroz e de outros cereais); 85 por cento do seu peso é comestível (50 por cento para a maior parte dos cereais); é um alimento muito nutritivo.
Estimando-se que nos próximos 20 anos a população mundial aumente 100 milhões de pessoas por ano, a batata pode desempenhar o importante papel de fornecer sustento sem delapidar o ambiente.
Como o objectivo da declaração dos anos internacionais é, em primeiro lugar, sensibilizar o público, aqui fica um alerta. Quando trincar um destes tubérculos que veio dos Andes (cordilheira da América do Sul), lembre-se que é um alimento em que o mundo põe grande esperança.

J.P.F.

Copyright © Correio do Vouga


sábado, 29 de março de 2008

Comissão Europeia



A Comissão Europeia, 

sediada em Bruxelas, é o braço executivo da União Europeia - uma espécie de "governo". A Comissão elabora as propostas da nova legislação europeia, que apresenta ao PE e ao Conselho. 

É também a "guardiã" dos Tratados, uma vez que é responsável por assegurar que os governos nacionais respeitem os Tratados e a legislação europeia, podendo recorrer ao Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias para actuar contra os Estados infractores, que podem ter de pagar multas avultadas.

À frente da Comissão está o Presidente (actualmente o Português José Manuel Durão Barroso) que lidera uma equipa de 26 Comissários, um de cada um dos restantes 26 Estados-Membros. Cada Comissário é nomeado por um período de cinco anos , sendo responsável por uma área política específica, como a agricultura ou o comércio. Antes de iniciarem as suas funções, os Comissários comprometem-se a agir no interesse dos cidadãos de toda a União Europeia, e não do seu país de origem.

A Comissão Europeia está dividida em "Direcções-Gerais" (DGs) e em serviços especializados, cada um responsável por uma área diferente - por exemplo, Saúde e Defesa do Consumidor, Ambiente, Investigação, Comunicação, etc.

Os Comissários são assistidos por cerca de 22 500 funcionários. A maioria destes funcionários trabalha em Bruxelas, embora alguns estejam colocados nas representações da Comissão, nos Estados-Membros da UE, e nas delegações em países terceiros.
A diversidade linguística é assegurada por cerca de 3000 tradutores e interpretes.

Para mais informações, consulta: http://ec.europa.eu

Informação retirada da Agenda Europa 2007/2008

quinta-feira, 27 de março de 2008

Hora muda no próximo Domingo

No próximo Domingo, dia 30 de Março, vai ter lugar a mudança da hora para horário de verão.
Por isso, a partir da 1 hora da madrugada de Domingo deverá adiantar o seu relógio sessenta minutos (1 hora). O horário de Verão contribui para reduzir o consumo de energia, porque nesta estação os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas.
Esta hora vai manter-se até ao último Domingo de Outubro, altura em que entraremos novamente no horário de Inverno.

Então não esquecer de mudar os relógios, de todos os aparelhos (agora tudo tem relógio)...e toca a levantar mais cedo (parte pior!!!)


http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=tolis

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Doença de Crohn

A Doença de Crohn 

caracteriza-se por inflamação crónica que pode afectar qualquer segmento do tubo digestivo. Compromete mais frequentemente o intestino delgado no seu segmento terminal, denominado íleo. A doença evolui, caracteristicamente, por períodos de agravamento e remissão.

Quais os sintomas?

Como qualquer segmento do tubo digestivo pode ser afectado os sintomas são variados. Os mais comuns são diarreia, dor abdominal e perda de peso. Sintomas não relacionados com o aparelho digestivo, como dores em articulações e lesões de pele, também podem ocorrer. Outras manifestações precoces da doença de Crohn são lesões na região perianal, incluindo, fissuras, fístulas (aberturas anormais do intestino na superfície da pele, perto do ânus) e abcessos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O seu IRS a favor da APDI - Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino


Olá Amigos

A APDI é uma Associação sem fins lucrativos que ajudam os doentes que tem este problema - Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino – Colite Ulcerosa e Doença de Crohn…

Este ano quando preencher a sua Declaração de IRS não se esqueça da APDI.
Para nos oferecer 0,5% do seu imposto líquido (valor retirado ao imposto destinado ao Estado) a APDI, sem qualquer prejuízo para si, bastará preencher o quadro existente no Anexo H (quadro 9) com o nº de contribuinte 503 454 311 e assinalar com uma cruz a opção “Instituições particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32º, nº 6)”.

Este pequeno gesto é muito importante para nós.

Abraço
António Estêvão