domingo, 19 de abril de 2015

5 maneiras de impedir que pessoas negativas afetem sua vida




É fácil identificar as pessoas que acabam com o moral do escritório ou estragam o clima festivo de uma reunião familiar. Suas atitudes negativas, pensamentos catastróficos e perspectivas fatalistas podem infiltrar as tropas e se espalhar como epidemias. E, apesar de não devermos desperdiçar tempo ou energia com essas pessoas, elas acabam tomando muito da nossa atenção.


Pessoas negativas também podem nos causar problemas no nível individual. Talvez seja o vizinho que te faz ranger os dentes. Ou o colega que você evita a qualquer custo. É importante reconhecer quando essas pessoas invadem sua vida.


Às vezes permitimos que esses indivíduos tóxicos influenciem nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos. Seja falando mal de uma sogra durante duas horas ou lidando com um cliente nervoso, é importante reconquistar seu poder pessoal.
Eis cinco estratégias para retomar seu poder e reduzir o impacto das pessoas negativas na sua vida:

1. Proteja seu tempo

Se você não tomar cuidado, pessoas negativas podem monopolizar seu tempo – mesmo quando não estão por perto. É fácil passar duas horas sofrendo com a ideia de um encontro de uma hora com uma pessoa negativa. Some a isso mais duas horas reclamando para o seu parceiro e você terá dado cinco preciosas horas da sua vida para essa pessoa.
Não deixe que as pessoas negativas roubem seu tempo e sua energia. Em vez de reclamar das pessoas de que não gosta, tente puxar assuntos agradáveis. Igualmente, em vez de ficar o caminho inteiro para o trabalho pensando naquele colega que você não atura, ligue o rádio e ouça música para desestressar. Recupere seu poder limitando o tempo que você passa falando, pensando ou se preocupando com gente desagradável.

2. Escolha sua atitude

Passar tempo com pessoas negativas é uma das melhores maneiras de estragar o humor. O pessimismo e o fatalismo podem acabar com a motivação de qualquer um. Mas permitir que uma pessoa negativa dite suas emoções significa dar a ela poder demais sobre sua vida.
Escolha sua atitude de forma consciente. Crie um mantra (“Vou ser positivo hoje, apesar das pessoas que me cercam”) e o repita frequentemente para se manter nos trilhos. Respire fundo e decida que seu dia será ótimo, apesar do que os outros fizerem ou disserem.

3. Mantenha seus pensamentos em foco

Pessoas negativas costumam influenciar o que pensamos. Talvez você se distraia tanto com aquele colega sabe-tudo que não consegue contribuir com ideias durante uma reunião. Ou, em vez de pensar como melhorar seu desempenho, você passa mais tempo pensando como ficaria chateado se aquele chato fosse promovido.
Preste atenção como seus pensamentos mudam quando você está na presença de pessoas negativas. Quando mais tempo você passar sofrendo, se preocupando, ruminando, menos tempo terá para fazer coisas realmente produtivas. Faça um esforço consciente para desperdiçar menos energia mental com pessoas negativas.


  
4. Comporte-se de maneira produtiva
Se não tivermos cuidado, as pessoas negativas trazem o nosso pior para a superfície. Os pessimistas parecem ter o poder de aumentar nossa pressão arterial. Uma pessoa normalmente calma pode começar a gritar quando atinge seu limite de negatividade. Ou, depois de passar horas cercada por colegas negativos, um otimista pode se pegar tentando convencer os outros de que a empresa está destinada ao fracasso.
É tentador dizer: “Ela me enlouquece”. Mas culpar os outros por sua conduta só dá a eles mais poder. Quando você sai do sério, aceite a responsabilidade. Comprometa-se a controlar suas emoções e a manter-se fiel aos seus valores, apesar das circunstâncias.

5. Procure pessoas positivas

É difícil olhar o lado bom das coisas quando se está cercado de negatividade. Procure pessoas positivas para manter um senso de equilíbrio. Assim como as pessoas negativas podem te influenciar, o mesmo vale para as positivas.
Identifique as pessoas positivas da sua vida. Programe-se para passar tempo com elas. Um almoço rápido com um colega jovial ou uma caminhada com um amigo agradável pode ajudá-lo a se manter nos trilhos.
Decida que você não vai permitir que pessoas negativas controlem como você pensa, se sente e se comporta. Reconquiste seu poder e concentre seu tempo e sua energia no esforço de ser a melhor versão de você mesmo.

António Estêvão

 


________

Sem comentários: