terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pausas para fumar, comer, conversar aumentam produtividade




Fazer pausas para um cigarro, café ou troca de conversa com colegas ajuda a descomprimir e a retomar posteriormente o trabalho de forma mais enérgica. Esta é uma das conclusões da tese de mestrado de Alexandra Pereira, hoje revelada pelo jornal i, sobre as estratégias mais utilizadas pelas pessoas para aumentarem a produtividade durante as muitas horas que passam no local de trabalho.

Afinal, os minutos ‘despendidos’ a fumar um cigarro, a beber um café com os colegas ou, simplesmente, a trocar dois dedos de conversa, contribuem para aumentar a produtividade dos trabalhadores.


A conclusão consta da tese de mestrado de Alexandra Pereira, defendida no Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Europeia, sobre a importância das pausas no trabalho de escritório e intelectualmente exigente.
O jornal i revela que atividades como fumar, comer, beber café, pequenas conversas, ou ouvir música, são atividades, de acordo com a tese de Alexandra Pereira, que ajudam a combater a fadiga ou bloqueio mental, descomprimir, e, o mais importante, aumentar a energia e produtividade do trabalhador.
Estas são, aliás, as estratégias levadas a cabo por pessoas que têm trabalhos que exigem longos períodos de concentração, muitas horas no local de trabalho (entre 10 a 16 horas), metas ambiciosas, ritmos intensos, por oposição a funções fabris ou comerciais.
A tese de mestrado de Alexandra Pereira, citada hoje pelo jornal i, conclui ainda que também as relações amorosas no local de trabalho contribuem para a descompressão e até para compensar a falta de tempo que este tipo de trabalhador tem, geralmente, para a vida pessoal.


Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários: