sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fibromialgia - Dia Nacional da Luta Contra a Dor




Quando a dor faz parte do dia-a-dia » Liliana Carona

A fibromialgia é uma doença crónica que limita a vida diária do doente. Traduz-se por dores musculares muito incómodas, fadiga, distúrbios de sono, entre outros sintomas. Uma dor crónica que deixou de ser motivo para pedir a reforma. Há 17 anos que Helena Carmo, tesoureira no Instituto Politécnico de Viseu, tem esta doença. A luta começa logo de manhã, ao acordar, explica Helena à Renascença: “Todos os dias, o esforço de ter de me levantar, de ter de ir tomar o meu duche, ter de dizer ‘tenho de sair de casa, mas não consigo’”.
Quando chega ao trabalho, a luta continua. Umas vezes, ganha a Helena, outras, a doença: “Tenho que deitar a cabeça em cima da secretária, porque não consigo, nem sequer, às vezes, manusear as moedas para fazer trocos. Outras vezes tenho que ligar ao meu marido para me ir buscar, porque não consigo conduzir para casa”.
“Estou a trabalhar com dores, com fatiga e muitos dias não estou a trabalhar”, lamenta Helena Carmo.

Esta é uma reportagem que pode ouvir em rr.sapo.pt, data em que se assinala o Dia Nacional da Luta Contra a Dor.
Fonte: Renascença 

Sem comentários: