segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sol, Saúde e Escaldões

1 – O Sol é indispensável á vida na Terra. Aquece moderadamente o planeta, tornando-o compatível com a vida, sendo responsável pela fotosíntese das plantas, que está na base de toda a cadeia alimentar.

2 – A exposição moderada ao Sol é benéfica e estimulante para o organismo. Influencia a produção de certas hormonas e tem uma acção antidepressiva. O calor do sol melhora a circulação dos músculos e articulações (acção anti-reumática ).

3 – Ao nível da pele, a radiação ultravioleta (UV) da luz solar estimula a síntese da Vitamina D3 que intervém no metabolismo do cálcio (acção anti-raquítica) e parece ter um efeito preventivo no aparecimento de certas neoplasias. A radiação solar pode melhorar algumas doenças da pele (psoríase, dermite seborreica e acne ligeiro).

4 – A exposição excessiva ao Sol é prejudicial á saúde. No imediato, pode originar queimaduras solares (escaldões) mais ou menos graves. A exposição prolongada ao sol e calor intensos é particularmente perigosa nas crianças, podendo causar insolação, com deshidratação, choque e sério risco de vida.
    
A curto prazo, a exposição intensa ao sol tem um efeito imunodepressivo, cujo paradigma é a reactivação do herpes labial.

A médio prazo, a radiação solar provoca o envelhecimento prematuro da pele, com perda da elasticidade e aparecimento de rugas, sinais e de manchas inestéticas.

A longo prazo, a exposição solar aumenta o risco de aparecimento do cancro da pele, a maioria das vezes nas áreas mais expostas, sobre lesões pré-cancerosas. Mas, enquanto a exposição crónica ao sol está associada ao aparecimento das formas menos agressivas de cancro da pele (carcinomas baso-celular e espino-celular) a exposição aguda e intermitente, associada a escaldões, aumenta o risco de aparecimento do melanoma, a forma mais maligna de cancro da pele. Todavia, todos eles, quando detectados e tratados precocemente, têm elevadas taxas de cura.

5 – É possível usufruir do Sol, e dos efeitos benéficos da vida ao ar livre, sem correr riscos desnecessários. A melhor protecção é a sombra e o vestuário. Os protectores solares são apenas um complemento e não devem de modo nenhum ser pretexto para prolongar a exposição ao sol.

6 – Se pretende expor-se ao Sol:

      -  Faça-o de forma gradual e progressiva.
      - Evite a exposição solar entre as 12.30 h e as 14.30 h ( horário vermelho ); se tem a   pele sensível evite expor-se entre as 11.30 h e as 17.30 h.
      - Procure o abrigo de uma sombra.
      - Proteja-se com T-shirt, chapéu e óculos de sol.
      - Aplique um protector solar com FPS > 30 nas áreas expostas. Aplique novamente após cada banho ou de 2 em 2 horas.
     - Evite expor-se ao sol se estiver a tomar medicamentos. Peça o conselho do seu médico.
     - Não aplique perfumes ou desodorizantes nas áreas expostas.

 

Sol e Pele

O escaldão Solar DOÍ imenso, além da queimadura que provoca.
Sabido é do BEM que o SOL faz.
Só os Humanos que abusam da exposição solar parecem não saber.
Como estamos a iniciar o período de férias nada como ter um aconselhamento sobre SOCORRO IMEDIATO para os Escaldões Solares com um Gel especial.
E Boas Férias.
No ficheiro em anexo temos algumas situações típicas de Escaldão Solar e como podemos prestar o Socorro Imediato com um Gel especial.




Sem comentários: