quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

S. Nicolau - 6 de Dezembro


Hoje é dia de S. Nicolau, por isso fiz uma pesquisa e encontrei esta pequena história que abaixo partilho.

 
"S. Nicolau nasceu em Petras, na Ásia Menor, à 700 anos. Pertencia a uma família rica e vivia bem. Mas os seus pais morreram de peste quando ainda era jovem. Desgostoso resolveu dar tudo o que tinha aos pobres e seguir a vida religiosa. Tornou-se um padre muito querido de toda a gente porque se mostrava sempre atento e pronto a ajudar os outros.

Conta-se que visitava com frequência famílias em dificuldades e à saída deixava cair moedas nos sapatos das meninas para que pudessem tratar do enxoval e da festa do casamento.

A sua bondade, inteligência e prestígio levaram o Papa a nomeá-lo Bispo de Myra, cidade próxima da terra onde nasceu.

Depois da sua morte, atribuiram-lhe muitos milagres. Os marinheiros diziam que bastava chamar S. Nicolau para as tempestades se acalmarem. Os mercadores garantiam fazer bons negócios sempre que imploravam ajuda a S. Nicolau. E os pais pediam-lhe saúde para os filhos, porque correra boca em boca notícia que ressuscitara três meninas pequenas.

Os homens do mar espalharam a sua fama de porto em porto e o culto implantou-se na Europa.

S. Nicolau tornou-se padroeiro das crianças, dos marinheiros, dos mercadores, bem como de várias cidades, por exemplo Amesterdão na Holanda.

S. Nicolau veio a dar origem à figura do Pai Natal."

Bibliografia:
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, "O Natal na Europa", Lisboa, edição Centro de Informação Jacques Delors, 1996

Sem comentários: