domingo, 3 de junho de 2012

Leque: Dar a mão a pais e filhos especiais

Ajudar as famílias com problemas funcionais é o grande objetivo da Associação Leque. Tudo começou, em 2009, com um curso de formação para pais de filhos com necessidades especiais. Desde aí, o projeto ampliou-se e passou a abranger outras iniciativas, incluindo um Centro de Dia e, em breve, um Centro de Férias permanente e um Centro de Noite. O livro que resume estas experiências chega às bancas a 09 de Junho.
Pais com limitações cognitivas, pais com filhos deficientes, pais cujos filhos lhes foram retirados pelo tribunal. A Leque - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais trabalha com todo o tipo de famílias, no sentido de fornecer competências emocionais, cognitivas e parentais.

O projeto surgiu na sequência de uma tese de doutoramento que Celmira Macedo, especialista em Educação Especial, está a realizar na Universidade de Salamanca (Espanha) e que lhe permitiu detetar uma carência na sociedade. “Os pais queixavam-se muito de que havia falta de formação e Informação sobre como lidar com os filhos com necessidades especiais”, explica Celmira ao Boas Notícias.

Perante este desafio, Celmira decidiu suspender a tese – entretanto retomada - para por mãos a obra. Em Março de 2009, realizou o primeiro curso dirigido a pais de filhos com necessidades especiais (NE), em Bragança. Dessa primeira formação surgiu a Associação Leque – formada pelos próprios pais e por Celmira -, com sede em Alfândega da Fé. Seguiram-se novas ações de formação em Alfândega da Fé, em Mirandela e nos Açores.


FONTE: http://boasnoticias.clix.pt/noticias_leque-dar-a-mao-a-pais-e-filhos-especiais_11315.html

Sem comentários: