segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Afinal Chrome é o mais seguro?



Em agosto, o Internet Explorer 9 era apontado como o mais efetivo no bloqueio às ameaças encontradas na Web, mas um novo estudo refere o Chrome como aquele que oferece maior proteção aos seus utilizadores.

A análise comparativa foi encomendada pela Google à Accuvant, que garante ter tido toda a liberdade e autonomia relativamente às métricas a utilizar e às conclusões tiradas.

A avaliação compara Internet Explorer, Chrome e Firefox, os três browsers mais utilizados, analisando aspetos como a capacidade de impedir ataques, deteção de links maliciosos e outras funcionalidades de segurança.


A equipa da Accuvant diz ter usado uma metodologia "diferente e mais abrangente" do que as que têm sido utilizadas em estudos semelhantes, comparando os navegadores numa "abordagem por camadas", tendo em conta a arquitetura de segurança e as técnicas "anti-ataque".

Desta forma, no lugar de contabilizarem o número de falhas corrigidas ou o tempo gasto para lançar atualizações, os autores dizem ter examinado os resultados práticos das funcionalidades incluídas de origem nos browsers perante vários tipos de exploits.

Nome da imagem

Perante os resultados, a Accuvant refere que o serviço de blacklisting oferecido pelos três browsers impedirá poucos ataques. Tanto o Chrome como o Internet Explorer integram tecnologia contra ataques "state-of-the-art", mas o Firefox fica atrás neste critério por não oferecer o que é conhecido como "JIT hardening".

A Google e a Microsoft implementam o mesmo conjunto de tecnologias nos seus navegadores, mas no caso do Chrome tanto a arquitectura de plug-in como a de sandbox estão integradas de uma forma mais abrangente. "Por isso acreditamos que o Google Chrome é o browser mais seguro contra ataques", pode ler-se nas conclusões da análise.

Refira-se que, em agosto, num estudo realizado pelo NSS Labs, foi o Internet Explorer, na sua versão 9, a mostrar os melhores resultados no bloqueio a malware, com um resultado de 99,2%, face aos 13,2% do segundo classificado, o Chrome 12.

FONTE: TeK Sapo Notícias > Internet

Sem comentários: