sábado, 6 de agosto de 2011

Mozilla mostra novo interface para Firefox


O Firefox pode ganhar, em breve, alterações expressivas no interface do utilizador. Pelo menos a julgar pelas imagens divulgadas esta semana por um dos designers responsáveis pelo desenvolvimento do browser da Mozilla.

Por enquanto as propostas - apresentadas por Stephen Horlander numa reunião interna da Mozilla e depois partilhadas online- ainda não passam de imagens de conceito, mas a recetividade a algumas das ideias pode vir a determinar a sua adoção em futuras versões do navegador.

A reunião, que segundo Stephen Horlander teve como objetivo discutir as propostas e "explorar diferentes direções no que respeita ao design" do browser, teve lugar a semana passada, pelo que os projetos mostrados se encontram ainda numa fase muito inicial e algumas das ideias podem nunca chegar a ser usadas, realça.

Entre as mudanças propostas, saltam à vista diferenças como a extinção da barra de pesquisas (com a funcionalidade a ser, provavelmente, assegurada pela barra de endereços URL), a possibilidade de recorrer à navegação na Web em modo de ecrã completo - fundindo uma versão reduzida da barra de endereços e os separadores abertos numa só barra, para deixar mais espaço à visualização dos conteúdos.

As molduras dos separadores aparecem com os cantos arredondados, mas apenas nas janelas ativas. Os inativos apresentam-se com molduras pouco definidas, ajudando a identificar quais as janelas que o utilizador estava a usar.

Outras das mudanças incluem um novo menu de funcionalidades, com botões para tarefas comuns - como cortar, copiar, colar, abrir um novo separador - e ícones para extensões de novas aplicações. O TechCrunch, antecipa ainda que o aspeto escolhido leva a crer que o menu foi concebido para ser touch friendly.

Fonte: Sapo TEK: http://tek.sapo.pt/multimedia/mozilla_mostra_novo_interface_para_firefox_1173558.html 


Sem comentários: