sábado, 15 de janeiro de 2011

A Wikipédia faz 10 anos hoje!

 10 anos de enciclopédia livre online

A 15 de Janeiro de 2001 nascia nos Estados Unidos a Wikipedia, uma enciclopédia online que se anunciava livre e que seria "construída" com o contributo de quem estivesse interessado em participar. Hoje o recurso é usado por 400 milhões de utilizadores e alimentado por cerca de 100 mil voluntários, constando da lista dos cinco sites mais visitados em todo o mundo.

De acordo com as últimas contagens citadas pela imprensa, Wikipedia dispõe de mais de 17 milhões de entradas disponíveis nas 272 línguas ou dialectos em que está escrita e que irão continuar a aumentar durante os próximos tempos, "por forma a contribuir para facilitar o acesso à informação", referia Jimmy Wales, seu criador, recentemente.

O número total de páginas ronda os 58 milhões e inclui imagens, páginas de utilizadores, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc.

A versão inglesa é a mais participada, com cerca de 3,5 milhões de artigos, o que "traduzido" em livro daria algo como 1.450 volumes, com 1,6 milhões de palavras cada um. Sem parar para comer nem dormir, e a uma média de 300 palavras lidas por minuto, a versão inglesa da Wikipedia levaria 14 anos a ser lida. Se o leitor preferisse parar para descansar e alimentar-se.

A Wikipedia em alemão é a segunda mais participada, com 1,1 milhões de artigos, e a edição em francês é a terceira, com pouco mais de um milhão de artigos. A versão em português surge na oitava posição, com um total a rondar os 667 mil artigos.

Em média, a cada 30 dias, a Wikipedia vê serem-lhe acrescentados 30 milhões de vocábulos.








Sem comentários: