quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Email do Facebook ameaça segurança dos utilizadores

Depois das últimas notícias que coloquei aqui acerca do Facebook, já há resultados acerca da possibilidade do email do Facebook e dos problemas inerentes a uma coisa nova, mas que acredito que vai melhorar!

"O novo serviço de email do Facebook é um alvo apetecível para os cibercriminosos e deixa os utilizadores do sistema de mensagens da rede social mais vulneráveis a ataques informáticos, avisou a empresa de segurança Sophos.

O alerta foi divulgado hoje pela companhia, que analisou o novo serviço do Facebook que permite enviar emails, mensagens instantâneas e SMS - e que ainda não está disponível em Portugal.

De acordo com a Sophos, a conjugação de serviços oferecida pela nova ferramenta faz com esta se torne especialmente propícia não só para o envio de spam, mas também ao roubo de identidade online, fraude informática e criação de botnets.

A nova funcionalidade "aumenta a superfície de ataque no Facebook e torna as contas dos utilizadores do Facebook mais atractivas para os cibercriminosos", afirmou um dos especialistas da Sophos, explicando que as contas do Facebook passam a estar ligadas a muito mais gente, o que lhes confere muito mais potencial no lançamento de ataques. Passa também a ser possível enviar ficheiros em anexo, não sendo claro se será verificada a fiabilidade dos mesmos.

Os especialistas já tinham registado um aumento do envio de spam através de contas na rede social, atribuindo o fenómeno ao facto de os destinatários abrirem mais facilmente este tipo de mensagens porque pensam que são provenientes de contactos no serviço. Outra das preocupações manifestadas prende-se com o registo das comunicações que ficam guardadas no serviço, oferecendo um histórico das mensagens trocadas entre utilizadores que pode cair em mãos erradas.

Estas e outras questões levam os especialistas a pedir ao Facebook que implemente mecanismos de filtro mais eficazes para impedir que os cibercriminosos recorram à plataforma para disseminação de spam, esquemas fraudulentos e ataques de phishing.
in SAPO TEK

Sem comentários: