terça-feira, 3 de agosto de 2010

Porto - "Os Rabelos e o vinho do Porto" - Parte II

Continuação do post anterior:
  
 








 Falar do Porto sem referir o mundialmente afamado vinho e os barcos que originalmente o transportavam é tarefa quase impossível.
  
  O processo de produção do vinho do Porto inicia-se na Região Demarcada do Douro; E os vitivinicultores que tinham (e têm) as suas vinhas ao longo do rio Douro, comercializavam directamente a sua produção, mas grande parte do processo de envelhecimento tem lugar em Vila Nova de Gaia (agora cidade de Gaia), e, no passado, a única via de transportes do vinho era o próprio rio. Essa arriscada viagem era feita pelos barcos Rabelo, embarcações de fundo chato e vela quadrada de linho, que eram carregados com pipas até eles e levadas por carros de bois. Estes barcos eram construídos pelas mãos rudes dos próprios marinheiros, em qualquer local das margens, os Rabelos, eram feitos de madeiras como o castanho e o pinho, e, em pouco mais de dois meses, estavam prontos para ir para o rio.
     Parados desde 1965, são hoje um dos principais focos de curiosidade para quem visita o Porto, mas mesmo em fase de aposentadoria não deixam de ser a mais típica das embarcações fluviais portuguesas.

     Quanto ao vinho, estávamos no último quartel do século XVII, quando alguns comerciantes e viajantes estrangeiros começaram a aperceber-se das características singulares do néctar produzido na região. Não admira por isso, que tenha-mos firmas centenárias com nomes como Sandman (fundada em 1790, por George Sandman), a mais conhecida, a par do Porto Ferreira (a fundadora desta casa, a Ferreirinha, tem uma história muito interessante, e foi a mulher mais rica e poderosa da região, e com uma grande visão empresarial, a quem os ingleses chamaram de a Rainha do Douro), e do Porto Calém ou Croft (criada pela família Croft, em 1678).

Fonte de pesquisa: revista MSG (MAPFRE Seguros Gerais), 2002.

Próximo post: Parte III - "Porquê tripeiros? Tripas à moda do Porto."

António

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