terça-feira, 10 de agosto de 2010

Porto - As Francesinhas - Parte IV

     Após uma pausa volto com a passagem pelo Porto, para terminar com outra comida muito característica desta cidade, as francesinhas.
    
     "Os gelados, as pizzas e as massas sabem melhor em Itália, a picanha e o feijão sabem melhor no Brasil, o frango sabe melhor na República Dominicana e o arroz sabe melhor na China. O leitão tem um gostinho especial na Bairrada, não sendo assim de estranhar que as francesinhas saibam melhor no Porto.
     É curioso que ninguém tenha certezas plenas sobre onde e quando surgiu este petisco, embora exista uma história maioritariamente contada: as francesinhas teriam nascido na década de 1950, sob a batuta de um imigrante chegado de França, que decidiu adaptar o "croque-monsieur" aos gostos da cidade.
      Bastou então meio século para que esta espécie de sanduíche quente de carnes se tornasse um símbolo da cidade do Porto, superando mesmo as famosas tripas.
      Uma visita ao Porto não fica completa sem se provar uma francesinha (eu que o diga, e foi uma fantástica experiência de degustação), até aqui o único local onde ainda poderá encontrar as verdadeiras, feitas segundo a receita original (hoje já se encontra em várias cidades do nosso país, alguns restaurantes que servem esta iguaria, mas sinceramente, tradicionalmente só no Porto): duas fatias de pão cortado à mão que acolhem um recheio constituído por queijo flamengo, fiambre, salsicha fresca, um bifinho de vaca e linguiça ou mortadela, cobertos com queijo e gratinados, sendo posteriormente regados com um molho mágico. Mágico, porque é no molho que está o segredo, depois pode-se acompanhar com batata frita e para beber uma cerveja ou imperial bem fresquinha, mas atenção a quem quer fazer dieta, então não aconselho, pois é uma autentica "bomba" de calorias, mas visitar o Porto sem as provar... merece a pena o desvio na dieta (é só uma vez!)."

Fonte de pesquisa: revista MSG (MAPFRE Seguros Gerais), 2002.

António


    

Sem comentários: