segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Juliette Molland - fundadora do Instituto de Caritas Christi

     Mudando de tema, e através dos meus arquivos, descobri um artigo que achou interessante de divulgar, pois conhecemos as instituições mas não conhecemos quem as fundou ou como se formaram.
   
     "Ser Fermento na Massa"

     A fundadora da Caritas Christi, nasceu em Noves, sudoeste de França, em 27 de Junho de 1902.
Após o certificado dos estudos primários e o curso de contabilidade, começou aos 16 anos a trabalhar numa empresa de adubos químicos, propriedade de seu pai. Aí desenvolveu a sua vida profissional até ao seu afastamento por motivo de doença (1954), acabando por reformar-se após longa enfermidade em 1962.
     Apesar das responsabilidades na fábrica, Juliette Molland manteve sempre uma disponibilidade total para o serviço da sociedade e da Igreja. Juliette encantará a infância de várias gerações na sua terra natal pela organização de festas, especialmente na festa anual antes da Quaresma, a tal ponto que os pais punham os seus filhos na escola livre atraídos pelas peças de teatro montados por Juliette.
     Durante a segunda guerra mundial foi conselheira municipal, delegada das acções sociais e, apesar dos meios precários de que dispunha, procurou dar resposta a situações dramáticas em consequência da guerra e da ocupação nazi em França.
     A sua paróquia de Noves encontrou nela uma excelente dinamizadora, quer na catequese, quer como animadora da liturgia, são-lhe também conhecidas outras iniciativas no âmbito da colaboração comunitária, facto sempre respeitado e acolhido pelos diferentes párocos que se sucederam na paróquia.
    Consciente da sua vocação baptismal, procurou viver este chamamento como leiga consagrada.
    Embora tratando-se de uma novidade na Igreja de então, Juliette Molland sentiu-se confirmada nesta vocação, tendo escrito as primeira Constituições daquele que viria a ser o Instituto Secular Feminino Caritas Christi, aberta a outras que quisessem partilhar esta novidade: ser leiga consagrada no meio do mundo. Além deste texto deixou outras escritas que reflectem misto de personalidade e princípios espirituais que marcaram a sua vida.
     Nesta Fundação contou com a colaboração preciosa do padre José Maria Perrin.
     Fundado em 1937, este Instituto está implantado em 40 nações de todos os continentes, contando mais de 1500 membros.
     Juliette Molland faleceu em 1979, tendo experimentado as provações próprias do sofrimento físico. Permaneceu contudo livre e desinteressada, espontânea e acolhedora, abandonando-se nas mãos do Senhor.
     O seu espírito pode resumir-se em parte nesta frase:
 "Não há sacrifícios, quando se ama; há só actos de amor."

Sem comentários: