domingo, 18 de julho de 2010

Universidade em Torres Vedras!

Estava eu a trabalhar nos arquivos da Biblioteca do Externato de Penafirme, quando encontro um artigo da revista do Expresso (pp 102-103) de 24 de Fevereiro de 1996, que me deixou "triste" com os torrienses de uma dada época.

Reportamos-nos ao ano de 1531, em que após várias mudanças do local da universidade, entre Lisboa e Coimbra, quando o Rei D. João III, por ver dificuldades de fixar a universidade numa destas cidades, pensou em Torres Vedras.
Transcrevo em baixo o excerto do artigo deste episódio, e que impediu que hoje a nossa cidade fosse o centro do Ensino e Cultura de Portugal.
"Desde 1531 que o rei (D. João III) quer fazer sair a universidade de Lisboa. Pensa em Torres Vedras.Os torrienses deitam as mãos à cabeça. Políticos locais, as forças vivas, vereadores, procurador e homens bons, fazem forças de bloqueio à intenção majestática, apelam ao rei. Lacrimejam com as necessidades, a pobreza da vila, concluindo:"(...) pelo que pedimos por mercê a Vossa Alteza que haja por bem o Estudo se mudar para outra parte."
E assim Torres Vedras não ficou com a universidade, indo então definitivamente para Coimbra.

Imaginem se o "homens bons" de Torres Vedras, de 1500, tivessem outra visão, como seria Torres Vedras hoje!?
António

Sem comentários: