segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

População dos tigres siberianos está em queda


Pelo facto se eu também me preocupar com extinção animal que se passa pelo mundo ponho aqui este artigo de jornal online do Diário de Noticias.

"Uma investigação da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem revela que existem menos exemplares.

A população dos tigres de Amur, também conhecidos como tigres siberianos ou tigres de Ussuri, na Rússia, está em declínio, depois de uma década em que permaneceu mais ou menos estável, segundo um artigo do jornal The New York Times.

A investigação anual realizada pela Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (SCVS), um grupo ambiental localizado em Nova Iorque, junto de diversas organizações russas, revela uma queda de 41% na população de tigres Amur em relação à média dos últimos 12 anos.

"O declínio mais dramático ocorreu no último Inverno, de 2009, onde havia, nas nossas unidades de pesquisa, muito menos tigres do que em qualquer dos anos anteriores", afirmou Dale G. Miquelle, chefe do programa do Extremo Oriente Russo, da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem.

A forte queda de neve nos local onde habitam os tigres no Inverno, quando foi realizada a investigação, pode ter interferido nos dados.

A conservação deste animal, que esteve quase extinto há meio século, foi considerada um caso de êxito. Contudo, este novos dados põem em causa essa ideia.

Depois das baixas populacionais dos tigres da Índia e da China, verifica-se agora que o mesmo está a acontecer na Rússia.
"Estamos reduzidos a poucos milhares de tigres em todo o mundo e, isso é realmente muito pouco", considera John Robinson, vice-presidente executivo da SCVS.

Antes desta investigação estimava-se que existiam 400 a 500 exemplares do tigre de Amur nas regiões de Primorsky e Khabarovsky, na parte sul do chamado Extremo Oriente Russo, uma zona pouco povoada por humanos."

Diário de Noticias 21 Dezembro 2009

Sem comentários: